VIDAS LGBTQIAPN+ IMPORTAM!

Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Luta Contra à LGBTfobia, data que marca a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, de retirar a homossexualidade da lista de doenças e transtornos mentais.

É impressionante pensar que há apenas 34 anos, pessoas LGBTs eram tidas como “doentes”, dado que reforça a importância do combate a qualquer tipo de preconceito voltado à comunidade LGBTQIAPN+.

Em contribuição à este marco, a Cine NINJA apresenta um Cine NINJA Indica especial com cinco documentários que abordam temas diversos que cercam a comunidade: vivências cotidianas, presença na política, representação nas artes, etc. Confira:

“Meu Corpo é Político” (2017)

Direção: Alice Riff
Onde assistir: Globoplay

O cotidiano de quatro militantes LGBTQIAPN+ que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

“(Sobre)Vivências” (2018)

Direção: Gabriel Celestino, Leonidas Taschetto
Onde assistir: YouTube

Quatorze pessoas contam suas histórias de vida, todas elas atravessadas por experiências de preconceitos de gênero e sexualidade. “(Sobre)Vivências” é um documentário que busca ampliar as vozes de pessoas LGBTs e contribuir para a construção de novas ideias frente a forte estigmatização que esta população possui na sociedade. Os relatos cotidianos são intencionalmente explorados com o objetivos de tornar a experiência única e pessoal para cada um que assiste.

“Corpolítica” (2022)

Direção: Pedro Henrique França
Onde assistir: Globoplay

O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Candidatos e políticos relatam suas experiências na luta por direitos.

“A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson” (2017)

Direção: David France
Onde assistir: Netflix

Enquanto enfrenta uma onda de violência contra mulheres trans, a ativista Victoria Cruz investiga a morte de sua amiga Marsha P. Johnson, em 1992.

“Revelação” (2020)

Direção: Sam Feder
Onde assistir: Netflix

O filme propõe uma análise sobre a forma como pessoas transgênero foram representadas ao longo da história do cinema, do ridículo ou ameaçador chegando ao bem intencionado mas equivocado, passando sempre pelo erro de colocar pessoas cisgênero interpretando a transgeneridade.