Hoje, 28 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Animação. A data homenageia a primeira projeção pública de imagens animadas realizada por Charles-Émile Reynaud, em 1892, no Museu Grévin, em Paris. Sendo reconhecida em mais de 30 países, como EUA, França, Japão, Portugal e Coreia do Sul. A Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) escolheu, em 2002, o dia 28 de outubro para celebrar mundialmente a animação como expressão cultural.

A produção de animações aqui no Brasil é bastante profícua. Temos profissionais incríveis e aclamados mundo afora, além de iniciativas que fomentam a cena, como mostras e festivais. Neste ano, por exemplo, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto resolveu homenagear o cinema de animação, e no início do mês, aconteceu mais uma edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco.

E para enaltecer a produção de animações no Brasil, selecionamos 10 obras nacionais que você precisa conhecer e assistir assim que puder! Têm longas, curtas, seriado e um próximo lançamento que chega já já nas telonas. Confira a lista:

“Guaxuma” (2018)

Direção: Nara Normande
Onde assistir: Vimeo

Sinopse: Neste curta autobiográfico, a diretora Nara Normande relembra os anos que passou na Praia de Guaxuma, em Alagoas, e a relação com sua melhor amiga, Tayra. Utilizando diferentes técnicas de animação e emprestando sua própria voz à narração, ela recria o universo da infância e aborda temas como amizade, amadurecimento, memória e perda.

“Até a China” (2015)

Direção: Marcelo Marão
Onde assistir: YouTube

Sinopse: Acompanhe a história de um homem de Nova Iguaçu que decide ir até a China levando apenas uma bagagem de mão. Ele descreve com muito humor suas aventuras, desde o check-in no aeroporto, uma ida ao supermercado até sua chegada na China. O viajante também mostra curiosidades do país como restaurantes que servem cabeças de peixe e enguias, trânsito caótico e presentes inusitados.

“Òrun Àiyé – a criação do mundo” (2015)

Direção: Jamile Coelho, Cintia Maria
Onde assistir: Itaú Cultural Play

Sinopse: Quando começaram a desenvolver este curta, as diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria pensavam em fazer uma animação experimental e sem diálogos. O projeto foi mudando até finalmente chegar à história de uma criança que ouve o avô narrar a criação do mundo pelos orixás. Como resultado, tanto o público adulto quanto o infantil puderam ser contemplados pelo filme.

“Carne” (2019)

Direção: Camila Kater
Onde assistir: New York Times Op-Docs

Sinopse: Este potente documentário de animação se constrói a partir dos relatos de cinco mulheres, sendo uma delas a atriz, roteirista e diretora Helena Ignez. Seus depoimentos são centrados na relação com o próprio corpo e remontam a diferentes fases da vida, que o filme representa nos segmentos “Crua”, “Mal passada”, “Ao ponto”, “Passada” e “Bem passada”.

“O Menino e o Mundo” (2013)

Direção: Alê Abreu
Onde assistir: Globoplay

Sinopse: Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, um dia, ele vê o pai partindo para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

“Acorda, Carlo!” (2023)

Criação: Juliano Enrico
Onde assistir: Netflix

Sinopse: Carlo é um garoto divertido que adora biscoitos e aventuras. Mas depois de cair em um sono profundo e mágico, a vida dele nunca mais será a mesma.

“Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021)

Direção: Cesar Cabral
Onde assistir: Telecine

Sinopse: O velho punk Bob Cuspe tenta escapar de um deserto pós-apocalíptico que, na verdade, é um purgatório dentro da mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa.

“Tarsilinha” (2021)

Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Onde assistir: Prime Video

Sinopse: Tarsilinha é uma menina de oito anos de idade que se vê obrigada a enfrentar seus medos e embarcar sozinha uma aventura para recuperar as memórias da sua mãe. Durante sua jornada por um mundo fantástico, ela deve se tornar cada vez mais independente e corajosa. A cada encontro e obstáculo que supera, Tarsilinha entende melhor quem ela é: uma amiga fiel, protetora e destemida.

“Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro” (2023)

Direção: Guilherme Fiuza Zenha
Onde assistir: Max; Prime Video

Sinopse: Jack é um cozinheiro destemido que roda o mundo em busca das maiores especiarias para seus pratos. Para se tornar o número um do ramo, ele entra para a Convergência de Sabores, a maior competição gastronômica do mundo. Ele e Leonard, seu assistente, viajam para as Ilhas Culinárias e enfrentam uma série de provas que desafiam sua coragem e suas habilidades na cozinha.

“Arca de Noé” (2024)

Direção: Sérgio Machado, Alois Di Leo
Onde assistir: 7 de novembro nos cinemas

Sinopse: Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.