Cine NINJA Indica: 10 filmes para entender a ditadura militar no Brasil
O período sombrio da história brasileira completou 60 anos em 2024
Lembrar para não repetir! A ditadura militar brasileira completou 60 anos em abril deste ano. O trágico período que faz parte da história do Brasil já foi retratado em diversas produções audiovisuais.
O ano de 2024 está sendo abrilhantado por obras aclamadas, como o novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, ovacionado no 81º Festival de Veneza, assim como os recém-lançados “O Mensageiro”, de Lúcia Murat, e “Entrelinhas”, de Guto Pasko.
O cinema, e o audiovisual como um todo, são essenciais no registro e documentação de momentos como este, que apesar de abominável, deve ser estudado, entendido e lembrado, a fim de não corrermos o risco de vivê-los novamente.
Para o Cine NINJA Indica desta sexta-feira (6), selecionamos 10 filmes que se passam na época da ditadura, e que de diferentes formas e enfoques, narram um tempo que não queremos reviver.
“Zuzu Angel” (2006)
Direção: Sérgio Rezende
Onde assistir: Prime Video
Nos anos negros da ditadura, Zuzu Angel era uma estilista de sucesso que conquistava o mundo com o seu talento, até que seu filho Stuart desapareceu nas mãos dos militares e foi torturado e morto.
“O Dia Que Durou 21 Anos” (2012)
Direção: Camilo Tavares
Onde assistir: Apple TV; Google Play Filmes e TV (aluguel)
Documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O documentário destaca a participação da CIA e da Casa Branca na ação militar que deu início à ditadura.
“Eles Não Usam Black-tie” (1981)
Direção: Leon Hirszman
Onde assistir: Globoplay; Prime Video
Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião também trabalha. Mas, com a namorada grávida, o jovem resiste à greve para não perder o emprego.
“Tatuagem” (2013)
Direção: Hilton Lacerda
Onde assistir: Netflix; Prime Video
Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas. Paulete é a principal estrela da equipe. Um dia, Paulette recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pela companhia, ele logo é seduzido por Clécio. Os dois engatam um tórrido relacionamento, que coloca Fininha em situação complicada: ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
“Marighella” (2019)
Direção: Wagner Moura
Onde assistir: Globoplay; Prime Video
Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público do país.
“Narciso em Férias” (2020)
Direção: Renato Terra, Ricardo Calil
Onde assistir: Globoplay
Caetano Veloso faz um relato íntimo e detalhado de sua prisão pela ditadura militar em dezembro de 1968. No total, o músico ficou 54 dias em cárcere. Anos depois, o relato contempla a aparição dos policiais em sua casa em São Paulo até sua soltura e chegada em Salvador. Ele fala sobre os dias na solitária, as canções que marcaram o período de confinamento e os episódios vividos com seu amigo Gilberto Gil.
“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” (2019)
Direção: Carol Benjamin
Onde assistir: Globoplay; Prime Video
Conheça três gerações de uma família atingida pela ditadura militar brasileira. Ao mergulhar em uma história pessoal que se mistura à do país, o documentário investiga o silêncio como forma de apagar a memória.
“O Pastor e o Guerrilheiro” (2022)
Direção: Telecine; Prime Video
Onde assistir: José Eduardo Belmonte
Na virada do milênio, Juliana, filha ilegítima de um coronel que comete suicídio, descobre que seu pai foi torturador durante a ditadura militar no Brasil.
“Batismo de Sangue” (2006)
Direção: Helvécio Ratton
Onde assistir: Globoplay; Prime Video
Cinco frades dominicanos se engajam na guerrilha contra a ditadura militar nos anos 1960 no Brasil. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, presos e torturados.
“O Que É Isso, Companheiro?” (1997)
Direção: Bruno Barreto
Onde assistir: Globoplay; Prime Video
O jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60, após a publicação do AI-5. Os dois se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.