Por Giulia Nogueira

Você piscou e a SEDA – Semana do Audiovisual São Paulo já está chegando ao fim. Neste último final de semana, além de aproveitar os dias de programação que restam, por que não conferir os filmes disponíveis na SEDA PLAY (até o dia 14)? A plataforma está disponibilizando diversos filmes gratuitamente durante o evento, e o Cine NINJA Indica dessa semana selecionou alguns. Confira:

“A Velhice Ilumina o Vento”

Direção: Juliana Segóvia

Valda é uma mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá. Mulher forte, cuiabana do “pé rachado”, subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.

“Busco-me”

Direção: Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez

Luisa Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar as suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.

“Desamarras”

Direção: Ianca Oliveira

Desamarras pulsa, denúncia e grita: “Eu sou negra”! O filme retrata as diversas faces do racismo, presentes no reflexo da mulher negra que é assombrada pelas imagens e falas reproduzidas pela branquitude.

“Diafragma”

Direção: Robson Cavalcante

Carlos, um menino muito criativo, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão, mas após descobrir que possui diabetes, ele entende que precisará de resiliência para enfrentar a cegueira.

“Parquinho”

Direção: Vânia Lima

Em confinamento por causa da pandemia, Alice, uma garota de 9 anos de idade, busca artifícios para driblar a saudade da escola, dos amigos, primos, tios e da mãe Clara, uma enfermeira doula dedicada à profissão. Por segurança, Clara passa dias no hospital tentando administrar a distância dos filhos. Sem poder brincar no parquinho da rua, Alice, o irmão João e a prima Mabel, mesmo distantes, fazem o possível para ocuparem o tempo livre. Em Parquinho, as mudanças de comportamento e de rotina impostas pela pandemia e os encontros de gerações, não passam despercebidas ao olhar das crianças.

“Privilégio”

Direção: Daniel Favaretto

Antes tínhamos pesadelos com a Aids. Hoje escolhemos sonhar. Documentário convida pessoas que convivem com HIV a selecionarem memórias para reviverem performaticamente como um sonho.

“Raposa”

Direção: Margot Leitão e João Fontenele

Em uma pequena casa do interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher de jeito peculiar que chama atenção de Lelé, um diarista que trabalha na casa ao lado. A relação entre os dois muda a partir de sons estranhos vindos da casa de Raposa.

“Sobre Amizade e Bicicletas”

Direção: Julia Vidal

Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual. Juntos eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

“Travessias”

Direção: Ana Graziela Aguiar

Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

“Vão das Almas”

Direção: Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade…”

Não perca tempo, acesse a SEDA PLAY agora!

Sobre a SEDA SP

De 6 a 14 de julho, acontece a SEDA – Semana do Audiovisual, evento que une cinema, encontros, conversas, e claro, muita diversão. Em formato híbrido, a SEDA SP vai ocupar a Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA localizada em São Paulo (SP), um dia de programação na Agência Solano Trindade, em Campo Limpo, distrito da Zona Sul da cidade São Paulo, além de contar com uma mostra online composta por 50 filmes.

A programação presencial será totalmente gratuita, e contará com sessões de filmes que ganharam destaque no cenário contemporâneo nacional, debates sobre as produções exibidas e acerca de temas relevantes e urgentes do setor audiovisual, encontros de comunidades e figuras notáveis do cinema brasileiro, e festas imperdíveis para fechar as noites do evento com muita energia.

Em São Paulo, a SEDA é uma realização da Associação Coletivo Cultural através da Cine NINJA, com apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.