A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA localizada em São Paulo (SP), vai realizar uma sessão gratuita do filme “Transe”, das cineastas Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor. A exibição será no dia 30 de abril, às 19h, e contará com a presença das diretoras e parte do elenco, que é formado por Luisa Arraes, Johnny Massaro e Ravel Andrade. Todos os convidados também participarão de um debate após a sessão. Para participar, inscreva-se no Portal da Floresta Ativista.

Com cenas rodadas entre as manifestações do #EleNão e o resultado das eleições de 2018, “Transe” usa o contexto nacional como engrenagem para os encontros e desencontros da personagem de Luisa, que se depara com a possibilidade de um candidato de extrema direita chegar ao poder. Em meio às reivindicações pelos direitos das mulheres e à liberdade do amor, a jovem percebe que vive numa bolha e que a realidade é mais complexa e, por vezes, mais assustadora.

O filme é definido pelas diretoras como um coming of age da política, ao retratar o cenário social brasileiro de seis anos atrás, do ponto de vista de uma nova geração de jovens brasileiros. O longa chega aos cinemas comerciais no dia 2 de maio. Produção da Cosmocine e Conspiração, e distribuição da ArtHouse e Filmes do Estação.

“A escolha dos personagens jovens foi uma forma de retratarmos o olhar de uma parte de nós, da esquerda. Através do olhar inocente de jovens que nunca tinham vivido um embate com uma oposição tão contrária a tudo que acreditavam, estamos mostrando também certa ingenuidade que todos nós estávamos vivendo naquele momento”, comenta Carolina Jabor.

“Transe” é resultado de um processo colaborativo de investigação e questionamento sobre as complexidades do momento que estávamos vivendo.

“Nós nos encontrávamos todos os dias e íamos escrevendo a partir dos acontecimentos que se apresentavam durante a campanha presidencial. Em seguida, saíamos para filmar com uma equipe mínima a partir desses encontros. Criávamos as situações, conversávamos muito com o elenco sobre a cena e deixávamos eles improvisarem com suas visões sobre o que estávamos encenando. Foi uma experiência muito nova e diferente para todos nós, rica e exaustiva, no sentido de que todo o processo foi muito vivo e aberto a sugestões e ideias no calor dos acontecimentos”, revela Anne Pinheiro Guimarães.

Serviço:

Cine Nave: “Transe” – sessão + debate
Quando: 30 de abril, terça-feira, às 19h
Onde: Nave Coletiva, Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP)
Entrada: Gratuito, mediante inscrição no Portal da Floresta Ativista