Foto: reprodução

Por Francielle Moreira

Thaisy Gomes é a responsável pela pesquisa que criou o Cine Goiany – projeto elaborado para criar experiências que contribuirão para a formação crítica e o protagonismo dos estudantes.

O projeto realiza a exibição de filmes seguida de roda de conversa para debates sobre os pontos de vista dos estudantes. Thaisy explica: “A ideia do projeto era eles serem protagonistas, eu era apenas uma colaboradora e ajudaria nos ajustes”.

Ao decorrer dos quatro meses iniciais de efetivo funcionamento, o cineclube teve contato e parceria com outros dois projetos: o do Coletivo Janela Aberta (UFPEL) e o Laranjeiras (UEG). Ambos acrescentaram de forma positiva para a formação de todas as pessoas envolvidas.

“Cinema é um instrumento poderoso de aprendizagem. O cineclube é uma estratégia potencializadora do ensino aprendizagem”, ressalta Thaisy.

Muito mais do que somente o protagonismo e criticidade, foi desenvolvida e trabalhada também a performance dos que participam ativamente do projeto Cine Goiany. A evolução dos estudantes foi percebida em outras disciplinas. Foi relatado por outros professores que muitos alunos que eram retraídos e que, depois do projeto, se tornaram protagonistas, ativos.

No dia 20 de setembro, o Projeto Cine Goiany completou seu primeiro ano.