Um novo ciclone extratropical está prestes a impactar a região Sul do Brasil, com previsão de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h a partir de quarta-feira (23). Formado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, o fenômeno deve provocar rajadas de vento e chuvas fortes até o fim da semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais afetadas serão as fronteiras do Sul do país com Uruguai, Argentina e Paraguai, com a possibilidade de danos significativos.

A frente fria associada ao ciclone deverá avançar para Santa Catarina, Paraná e até São Paulo, trazendo mais ventania do que chuvas intensas. Mancini também ressalta que o evento, apesar de perigoso, deve ser menos abrangente que a tempestade observada em São Paulo no início de outubro.

Os primeiros sinais do ciclone serão sentidos já na madrugada de quinta-feira (24), com os ventos intensos atingindo a região Sul, antes de se expandir para o Sudeste ao longo do dia. A partir de sexta-feira (25), o sistema começará a se mover em direção ao oceano, permitindo que a frente fria passe rapidamente pelo Brasil e alcance o Espírito Santo durante o fim de semana. Mesmo com ventos mais moderados em algumas áreas, as rajadas podem causar transtornos, especialmente nas regiões mais vulneráveis.

O Rio Grande do Sul ainda sofre os efeitos das fortes chuvas que provocaram alagamentos e mortes.