Chuvas intensas anunciam verão com alagações e deslizamentos em Petrópolis
A cidade imperial sofre com chuvas intensas há duas semanas do verão sem preparo estrutural do governo estadual
A cidade imperial sofre com chuvas intensas há duas semanas do verão sem preparo estrutural do governo estadual
Por Hellen Sacramento
Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, sofre com graves chuvas com alagamentos e deslizamentos de encostas nesta terça-feira (13). No início da tarde, às 13h20, o corpo de bombeiros tocou as sirenes como recomendação para o fechamento do comércio no entorno do centro histórico, além disso, diversos moradores ficaram ilhados em mais pontos da cidade.
As enchentes e deslizamentos tomaram conta de parte da cidade imperial impossibilitando o deslocamento dos moradores. Relembrando a tragédia ocorrida em 15 de fevereiro, com 258,6 milímetros de chuva em 3 horas, segundo o INMET. A chuva que atingiu o município provocou 242 mortes e 4 mil desabrigados. Após quase 10 meses não foram tomadas providências necessárias para a prevenção das chuvas de verão.
O corpo de bombeiros liberou às 14h30 o retorno dos comerciantes do centro histórico após uma possível redução de intensidade das chuvas e escoamento das ruas alagadas.
Providências
Durante a audiência pública, no dia 13 de outubro, o Juiz Jorge Luiz, titular da 4° Vara Cível de Petrópolis, determinou o bloqueio de R$2 milhões do saldo existente na Fonte de Recursos do Orçamento do Estado do Rio de Janeiro, destinando a verba para realização de obras de intervenções e de recuperação das áreas atingidas nos temporais de fevereiro e março deste ano.
Foi solicitado a demolição, remoção e realocação dos moradores dos imóveis com a concessão do benefício do Aluguel Social. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias (SMDCAV) ficou com a ordem de finalizar a parte burocrática dos imóveis, como a identificação, e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi requisitada para realocar as pessoas que estão em áreas de risco.
Na sessão, a deputada estadual Taliria Petrone (PSOL-RJ), que sugeriu a audiência para medidas de providências, evidenciou as falhas de políticas públicas de moradia e defesa civil. “É muito duro ver pessoas passarem a depender de aluguel social em decorrência das chuvas, fora a perda da sua identidade com território, o trauma de você ver seus vizinhos sendo soterrados”, completou dizendo: “Não é possível que a gente não dê os passos necessários para impedir que no próximo período de chuvas essas tragédias sejam encerradas.”
E a Secretaria de Infraestrutura e Obras dedica-se a reduzir os riscos geológicos provenientes dos deslizamentos anteriores. O prazo para realização de cada secretaria é de 45 dias para início efetivo dos processos e 300 dias para a sua conclusão, com multa automática de R$50 mil para os titulares que não cumprirem com o mandato.
Relatos da chuva
Os moradores registraram vídeos e fotos durante as horas de chuvas mais intensas na cidade, com enxurradas e ruas alagadas. Confira no Twitter:
https://twitter.com/kikohalfeld/status/1602712357943263235
CHUVA | Petrópolis
— Portal Fri Notícias (@FriNoticias) December 13, 2022
Chove forte na tarde desta terça-feira, 13, no município de Petrópolis, RJ.
Pouco antes das 14h, a Defesa Civil recomendou que os comerciantes fechassem seus estabelecimentos por conta da chuva.
Imagens mostram a força da água em rua do bairro Quitandinha. pic.twitter.com/SYzY2uYefm
https://twitter.com/ViniAssumpSilva/status/1602774023322181635
https://twitter.com/stupidjinxx/status/1602764363454111750
AGORA: Chove muito forte em Petrópolis, região serrana do Rio. Alguns deslizamentos já foram registrados e o risco aumenta a cada minuto com a chuva que não para. Várias ruas estão completamente alagadas @sbtrio pic.twitter.com/wa6oAMSL37
— Diego Sangermano (@disangermano) December 13, 2022
A Rua do Imperador, no Centro, registra alagamento na tarde desta terça-feira (13), após a chuva que atinge o município. A Defesa Civil informou, às 13h32, que recomendou aos lojistas o fechamento do comércio do Centro Histórico.
— Tribuna de Petrópolis (@e_tribuna) December 13, 2022
Vídeo: Paola Xavier pic.twitter.com/bzYM9nCsaQ
E a chuva volta a causar transtornos e apreensão aos petropolitanos. Alguns pontos da cidade, como a Rua Teresa (imagem) tiveram as vias tomadas pela água. A Defesa Civil acionou as sirenes no bairro Independência (segue) pic.twitter.com/3SM0Hdp8UP
— Tribuna de Petrópolis (@e_tribuna) December 13, 2022
E Petrópolis segue alagada… Desde a tragédia de fevereiro, "quase nada" foi feito.
— Ramos (@RCFlapetropolis) December 13, 2022
Toda chuva forte como a de hoje, a cidade fica debaixo d'água. Vídeo de agora! pic.twitter.com/4SmHlXW9rd