Chegando à 23ª edição, Piquenique da Estação é ponto de resistência cultural em Passos (MG)
Desde 2015, movimento alerta sobre a importância da preservação do patrimônio histórico da Estação Cultura
Neste último domingo (22/05), aconteceu na cidade de Passos (MG), a 23ª edição do Piquenique da Estação, realizado pelo coletivo Ocupe Estação em parceria com o coletivo Essência Negra, UEMG Passos e Prefeitura Municipal de Passos por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
O evento reuniu um público diverso. Jovens, adultos, crianças e idosos em um mesmo espaço, aproveitando a grade de programação que esteve repleta de atrações musicais autorais, dança, exposições, oficinas e rodas de conversa.
O Piquenique retoma suas atividades com os mesmos propósitos de ocupação cultural dos espaços públicos, pelo direito à cidade, pela Estação Cultura Viva e de debate sobre políticas públicas de cultura.
Desde 2015, o movimento segue tomando força, com o objetivo de alertar as autoridades locais sobre a importância da preservação do patrimônio histórico que é a Estação Cultura. A partir da sua ocupação, em 2016, o espaço foi reformado, mas a atenção na sua preservação é contínua. Toda a memória, desde a fundação da cidade, até 1990, esteve arquivada no espaço, até que no ano passado (2021), todo o material foi transferido pela falta de condições de armazenamento dentro da Estação.
Nesse sentido, a luta do Ocupe Estação vem no intuito de valorização da identidade cultural e na restauração completa do espaço, vislumbrando o potencial da Estação se tornar uma grande casa para projetos artísticos e culturais permanente em Passos.
Está previsto ainda para julho deste ano a 24°edição do Piquenique da Estação em parceria com o Festival Nacional de Teatro de Passos. O movimento continuará ocupando os gramados da Estação e fortalecendo o diálogo entre sociedade civil e poder público, até que ela se torne um espaço de arte e cultura viva todos os dias.