Cerca de 24 universidades sinalizam fim da greve; veja a situação de cada uma
Além dos professores, os técnicos administrativos das universidades também discutem o fim de sua greve
Após mais de 60 dias de paralisação, a greve dos professores das universidades federais parece estar se aproximando do fim. Pelo menos 24 instituições já sinalizaram o retorno às aulas, com 12 delas já definindo uma data para a volta. Outras universidades ainda estão deliberando ou não anunciaram os resultados de suas assembleias, mas a tendência é de que a greve termine na próxima semana.
Todas as universidades envolvidas são filiadas à Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN), que tem resistido à assinatura do acordo com o governo. No último dia 12, 57 universidades associadas à Andes estavam em greve. Nos últimos três dias, vinte dessas instituições deliberaram sobre a última proposta do governo, enviada na terça-feira (18).
Algumas universidades já definiram o fim da greve e a retomada das atividades. Entre elas, a Unifesp, UFPR, UnB, UFBA, UFABC, UTFPR, UFRPE, UFRB, UFFS e UFVJM, que voltarão às aulas em datas variadas, com algumas começando na próxima segunda-feira e outras na quarta-feira. Estas decisões foram tomadas após avaliação da última proposta do governo.
Outras instituições, como a UFRRJ, UFPB, UFMS, UFF, UFSJ, UFRR, UFCG, UFOP, CEFET/RJ e UFAPE, optaram por uma volta unificada, assinando o acordo e propondo a retomada das atividades entre 24 de junho e 03 de julho. A UFMG e a UFSC já encerraram a greve nos dias 5 e 17 deste mês, respectivamente.
A expectativa é que a greve se encerre na próxima semana, marcando uma reviravolta do cenário no início desta semana, quando os avanços nas negociações com o Ministério de Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI) ainda eram considerados insuficientes. A Andes-SN, representando os docentes, pede reajustes salariais específicos para os próximos anos, enquanto o governo já considera a negociação salarial encerrada, focando agora em pautas não salariais.
Além dos professores, os técnicos administrativos das universidades também discutem o fim de sua greve. Eles receberam propostas positivas do governo, incluindo a diminuição da carga horária semanal e a possibilidade de progressão na carreira.
Decisão das Universidades sobre o Retorno às Aulas
Retorno Definido:
Unifesp: Próxima segunda-feira
UFPR: Próxima segunda-feira
UnB: Próxima quarta-feira
UFBA: Próxima quarta-feira
UFABC: Próxima segunda-feira, sem assinatura do acordo
UTFPR: Data a ser definida
UFRPE: 1º de julho
UFRB: Próxima quarta-feira
UFFS: Próxima segunda-feira
UFVJM: Última quinta-feira
Volta Unificada:
UFRRJ
UFPB
UFMS
UFF
UFSJ
UFRR
UFCG
UFOP
CEFET/RJ: Condicionada ao cumprimento dos termos preestabelecidos
UFAPE: Sem assinatura do acordo, volta junto às demais
Retornos Já Anunciados:
UFMG: 5 de junho
UFSC: 17 de junho
Sem Detalhes:
UFJF: Fim da greve, sem data anunciada