Censura | TSE acata pedido de Bolsonaro e veta manifestações políticas no Lollapalooza
Artistas, parlamentares e especialistas apontam autoritarismo na decisão do TSE
Após o pedido autoritário do partido de Jair Bolsonaro (PL), o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu neste domingo (27) novas manifestações políticas durante os shows do festival Lollapalooza, que ocorre em São Paulo neste fim de semana.
A campanha de Bolsonaro havia acionado o TSE neste sábado (26) contra a organização do festival por suposta propaganda eleitoral irregular. Conforme publicado na Folha de S. Paulo, a representação foi enviada após o show de Pabllo Vittar e Marina na última sexta-feira (26). Em ambos os shows houve manifestação contra Bolsonaro. No caso da drag, um dos fãs entregou a famosa toalha com a estampa de Lula, que Pabllo usou para desfilar na plateia durante um momento de sua apresentação.
Os shows do Lolla já se encerram neste domingo (27). Durante o fim de semana, gritos de “Fora Bolsonaro” também foram registrados nos shows de Silva, Emicida, Strokes, Detonautas, Jão, entre outros, sendo mencionado, inclusive, como “hit do festival”.
Na decisão, o ministro considerou a manifestação dos artistas (Marina e Pabllo, mencionadas na representação do PL) como propaganda político-eleitoral. O magistrado proibiu “a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicais que se apresentem no festival”.
A multa em caso de descumprimento é de R$ 50 mil. O festival poderá entrar com recurso.
Nas redes, diversos usuários, incluindo especialistas, veem a decisão como censura e afronta à liberdade artística e de expressão.
Confira algumas reações:
Espero que essa censura do TSE faça q o último dia do Lolla seja todo sobre isso, por parte dos artistas e do público.
— Daniel Ganjaman (@danielganjaman) March 27, 2022
Ironicamente, a banda convidada de última hora para encerrar o festival foi presa há mais de 20 anos, vítima dessa mesma censura.
Conto com vocês @planethemp
O TSE proibiu artistas de se manifestarem no #Lollapalooza, a pedido do partido de #ForaBolsonaro.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) March 27, 2022
Quero ver ter a mesma decisão para os cultos fundamentalistas e comentaristas da Jovem Klan que diariamente fazem campanha contra a esquerda e um dos candidatos. #sqn
Absurda a censura do TSE contra a Pablo e o Lollapalooza. Que país é esse que manifestação de opinião virou propaganda política antecipada?
— Erika Kokay (@erikakokay) March 27, 2022
Querem calar nossa voz, mas não irão conseguir. Vamos dizer em alto e bom som: fora Bolsonaro e Lula 2022!
Absurdo! TSE atendeu ao pedido do partido de Bolsonaro, e proibiu manifestações políticas no evento que está ocorrendo em São Paulo, o Lollapalooza. O pedido é mais uma demonstração do autoritarismo e da censura do governo Bolsonaro!
— Renata Souza (@renatasouzario) March 27, 2022
Eu quero ver como o TSE vai impedir que o público do Lollapalooza não grite "ei Bolsonaro vai tomar no c*" ou "fora Bolsonaro"
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) March 27, 2022
Pq isso parte da gente enquanto público.
Os cara chora demais e dps é a gente que fica de mimimi. Engole o choro bozo pic.twitter.com/3furY5XeOV
Absurda a censura do TSE contra a Pablo e o Lollapalooza. Que país é esse que manifestação de opinião virou propaganda política antecipada?
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) March 27, 2022
Querem calar nossa voz, mas não irão conseguir. Vamos dizer em alto e bom som: fora Bolsonaro e Lula 2022! pic.twitter.com/DPsrJ4Di1V
“TSE atende pedido do partido de Bolsonaro sobre Pablo Vittar e proíbe manifestações políticas no Lollapalooza”
— Bernardo Mello Franco (@BernardoMF) March 27, 2022
Um doce para quem acertar a reação do público hoje… https://t.co/vRaAqi8Kcz
https://twitter.com/nathfinancas/status/1508082821721735173?s=20&t=qQKMbV8hLE0_0fIe4M8R7w
Raul Araújo, o mesmo ministro do TSE que classificou como propaganda eleitoral as manifestações políticas no Lollapalooza, no mês passado negou liminar do PT para retirar outdoors a favor de Bolsonaro, alguns com pedido explícito de voto. Interessante… pic.twitter.com/DzYnQUvDSb
— Ana Luiza Albuquerque (@analuizaalbuq) March 27, 2022