![](https://midianinja.org/wp-content/uploads/2022/03/photo_2022-03-23_14-29-21.jpg)
Hospital em Uberaba emociona em vídeo gravado após 24h sem pacientes na ala Covid
Imagens foram registradas por trabalhadores do Mário Palmério Hospital Universitário. Assista
Pela primeira vez desde 2020, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba, em Minas Gerais, completa 24 horas sem nenhum paciente internado com suspeita ou confirmação da Covid-19. A conquista foi celebrada pela equipe do Hospital, que gravou um vídeo que começa a circular nas redes.
Nas imagens, os trabalhadores de saúde circulam pela hospital e mostram a ala vazia após um dia de trabalho. No auge da pandemia de Covid-19, vídeos como aquele registrados em hospitais, quando divulgados em tom de celebração, mostravam pacientes sendo liberados após o tratamento. Vídeos como esse emocionaram usuários em meio ao pico de mortes pelo vírus nos hospitais.
Ver essa foto no Instagram
“Quando entrei na equipe da ala covid, presenciei tanta tristeza, despedidas e declarações de familiares. Eu pensava: estou vivendo um filme de terror”, destaca a coordenadora de enfermagem do Setor Covid e da UTI Adulto do MPHU, Fabiana Carvalho Giacometa, conforme publicação da instituição.
“Foram muitos momentos tristes, mas também tivemos muitas vitórias, e isso fazia com que eu e toda equipe lutássemos cada vez mais para salvar vidas. Agradeço a confiança dos familiares ou acompanhantes que acreditaram no nosso trabalho e a Deus por nos permitir levantar todos os dias com saúde e lutar pela vida de nossos pacientes”, completou.
“Um dia sem nenhum paciente internado com Covid é de fato um marco para o hospital. Foram muitas tomadas de decisão que não puderam ser planejadas, pois não havia tempo para o planejamento: a reviravolta no mercado de medicamentos e insumos que não poderiam deixar de ser comprados; a preparação urgente das equipes para enfrentar uma doença desconhecida e altamente letal”, disse o diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli. “A luta continua, pois vencemos algumas batalhas, mas o inimigo ainda está por aí. Vamos nos cuidar”.
Conforme informou o infectologista do MPHU, Guilherme Henrique Machado, ainda conforme publicação da instituição, a principal causa para esse marco é a vacinação em massa. “A vacina evitou diversas infecções, mas principalmente impediu que estas se tornassem graves. Somente em Minas Gerais, temos o esquema vacinal completo em mais de 80% da população, e isso significa muito. Por isso, essas 24 horas sem paciente Covid representam um avanço importante no combate ao vírus, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos conscientizar sobre a necessidade de vacinação e das doses de reforço, além da necessidade de evitar aglomerações, destacando ainda o uso de máscaras e de álcool em gel”, alerta.
Com informações do site de notícias do MHPU