Pela primeira vez desde 2020, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), vinculado à Universidade de Uberaba, em Minas Gerais, completa 24 horas sem nenhum paciente internado com suspeita ou confirmação da Covid-19. A conquista foi celebrada pela equipe do Hospital, que gravou um vídeo que começa a circular nas redes.

Nas imagens, os trabalhadores de saúde circulam pela hospital e mostram a ala vazia após um dia de trabalho. No auge da pandemia de Covid-19, vídeos como aquele registrados em hospitais, quando divulgados em tom de celebração, mostravam pacientes sendo liberados após o tratamento. Vídeos como esse emocionaram usuários em meio ao pico de mortes pelo vírus nos hospitais.

“Quando entrei na equipe da ala covid, presenciei tanta tristeza, despedidas e declarações de familiares. Eu pensava: estou vivendo um filme de terror”, destaca a coordenadora de enfermagem do Setor Covid e da UTI Adulto do MPHU, Fabiana Carvalho Giacometa, conforme publicação da instituição.

“Foram muitos momentos tristes, mas também tivemos muitas vitórias, e isso fazia com que eu e toda equipe lutássemos cada vez mais para salvar vidas. Agradeço a confiança dos familiares ou acompanhantes que acreditaram no nosso trabalho e a Deus por nos permitir levantar todos os dias com saúde e lutar pela vida de nossos pacientes”, completou.

“Um dia sem nenhum paciente internado com Covid é de fato um marco para o hospital. Foram muitas tomadas de decisão que não puderam ser planejadas, pois não havia tempo para o planejamento: a reviravolta no mercado de medicamentos e insumos que não poderiam deixar de ser comprados; a preparação urgente das equipes para enfrentar uma doença desconhecida e altamente letal”, disse o diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli. “A luta continua, pois vencemos algumas batalhas, mas o inimigo ainda está por aí. Vamos nos cuidar”.

Conforme informou o infectologista do MPHU, Guilherme Henrique Machado, ainda conforme publicação da instituição, a principal causa para esse marco é a vacinação em massa. “A vacina evitou diversas infecções, mas principalmente impediu que estas se tornassem graves. Somente em Minas Gerais, temos o esquema vacinal completo em mais de 80% da população, e isso significa muito. Por isso, essas 24 horas sem paciente Covid representam um avanço importante no combate ao vírus, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos conscientizar sobre a necessidade de vacinação e das doses de reforço, além da necessidade de evitar aglomerações, destacando ainda o uso de máscaras e de álcool em gel”, alerta.

Com informações do site de notícias do MHPU