Campeonato Brasileiro Feminino: O retorno pós Copa do Mundo
O Brasileirão Feminino ainda é disputado por fases de mata-mata com jogos de ida e volta. E, nem parece, mas já estamos na semifinal da competição com quatro equipes disputando uma vaga na grande decisão
Por Juliane Castro
A Copa do Mundo Feminina chegou ao fim, no último dia 20, com a Espanha se consagrando campeã do mundial diante da Inglaterra. Durante o torneio, as competições de futebol feminino sofrem uma pausa em suas realizações para que o campeonato ocorra e nenhum clube seja prejudicado.
O Brasileirão Feminino ainda é disputado por fases de mata-mata com jogos de ida e volta. E, nem parece, mas já estamos na semifinal da competição com quatro equipes disputando uma vaga na grande decisão. Os times, Corinthians, Santos, Ferroviária e São Paulo irão disputar quatro grandes clássicos e até agora a única afirmação possível que se tem é: o vencedor será um time Paulista.
O atual campeão do torneio, Corinthians, segue vivo em busca de mais um título para o clube. Com a melhor campanha da primeira fase, as brabas do timão acumulam números impressionantes, em 17 partidas disputadas, a equipe soma 15 vitórias e apenas um empate, com 62 gols a favor e apenas 11 contra, tendo assim o melhor ataque e defesa da competição. O timão aposta em suas duas grandes estrelas, Victória Albuquerque, com agora 10 gols, e Jheniffer, com 9 gols no torneio.
A equipe santista, que foi campeã em 2017, enfrenta o Corinthians na semi e vem embalada sonhando com o triunfo do torneio. As Sereias da Vila possuem a segunda defesa menos vazada do brasileiro com apenas 10 gols sofridos e 32 marcados. Além disso, o elenco possui a estrela brasileira Cristiane, aposta na experiência da craque e na jovem promessa ketlen, que juntas dividem a artilharia com oito gols para cada.
A Ferroviária que estreou em 2014 e vem em busca do tricampeonato, aposta no comando vitorioso de Jéssica de Lima, que conseguiu 34 pontos com a equipe na fase classificatória e o terceiro lugar geral, e na jovem artilheira Aline Gomes com 10 gols marcados para as Guerreiras Grenás. Além disso, a equipe acumula 14 vitórias, um empate, três derrotas e somam a marca impressionante de 45 gols no campeonato.
O São Paulo é a única equipe, dentre as quatro, que sonha com o título inédito. As Tricolores que estão em sua quinta participação no torneio e em quatro delas chegaram às semifinais, mas sem muito sucesso de brigar por títulos. Com uma boa campanha, esse ano, a equipe vem forte para mudar o cenário atual do clube. O time Paulista soma 8 vitórias, 5 empates, 5 derrotas e 32 gols marcados. E claro, apostam na camisa 11 Naná com 7 gols marcados além de ter feito um belo hat-trick pela equipe contra o Real Ariquemes.
Os dois jogos de ida aconteceram na manhã do último domingo, 27, às 10h30, Corinthians e Ferroviária saíram na frente do placar. O Santos, que recebeu as Brabas do timão, na Vila Belmiro, perdeu por 3 a 0. Já o jogo entre São Paulo e Ferroviária quem teve domínio maior, apesar de serem as visitantes, foram as Guerreiras Grenás que venceram por 3 a 1 e complicaram a vida da equipe tricolor.
Os dois confrontos da volta acontecem já no próximo domingo, 03/09, simultaneamente pela parte da manhã. E as equipes da casa tem a seu favor duas grandes vantagens, tanto no placar quanto nas arquibancadas.
Jogos de volta
Corinthians x Santos – às 10h30 – Parque São Jorge – São Paulo (SP)
Ferroviária x São Paulo – às 10h30 – Fonte Luminosa – Araraquara (SP)