Câmara do Rio aprova lei que estabelece aulas de dança na rede pública de ensino
A medida visa fomentar uma educação mais abrangente, integrando aspectos culturais e artísticos ao aprendizado regular
A partir de uma nova perspectiva educacional, os alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro poderão experimentar os benefícios da dança no dia a dia escolar. Promulgada pela Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (16), uma nova lei estabelece a inclusão da disciplina de dança na grade curricular do Ensino Fundamental em unidades públicas da capital fluminense. A medida visa fomentar uma educação mais abrangente, integrando aspectos culturais e artísticos ao aprendizado regular.
A iniciativa tem como base uma lei federal de 2016, que já previa a inclusão de artes visuais, dança, música e teatro no currículo escolar. Contudo, a proposta local ganha destaque ao especificar a importância da dança como um elemento educativo.
A decisão de incluir a dança no currículo vem acompanhada de uma perspectiva mais ampla sobre a importância das artes na educação pública. Especialistas apontam que a inclusão de disciplinas artísticas pode promover não apenas o desenvolvimento de habilidades motoras, mas também aumentar a autoestima e a capacidade de expressão dos estudantes. Em um ambiente urbano como o Rio de Janeiro, a dança também pode se conectar às raízes culturais locais, valorizando ritmos que são parte da identidade da cidade, como o samba, o funk e outras manifestações populares.
Ainda que a lei já esteja aprovada, a implementação prática nas escolas municipais deve ocorrer apenas 360 dias após sua promulgação, prazo necessário para que o Executivo regulamente e organize a aplicação da medida. Isso inclui questões logísticas, como a formação de professores especializados, ajustes no currículo e a infraestrutura necessária para as atividades.