Caetano Veloso recebe Medalha do Mérito Cultural das mãos de primeiro-ministro português
A entrega da condecoração, cujo objetivo é reconhecer indivíduos pelo seu compromisso com a arte e à divulgação cultural, aconteceu no Palácio de São Bento, em Lisboa.
Por Gustavo Becker N. Simões
O cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso foi agraciado com a Medalha do Mérito Cultural pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, durante uma cerimônia realizada no Palácio de São Bento, em Lisboa, nesta terça-feira (12). A distinção busca reconhecer personalidades que se destacaram por sua dedicação à arte e à promoção da cultura.
O evento foi marcado pelo anúncio de um novo programa de intercâmbio universitário entre os estados-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que levará o nome de “Frátria”. O termo “Frátria” faz alusão à irmandade das nações de língua portuguesa e é retirado da canção “Língua”, de 1984, do próprio Caetano Veloso, que declara: “A língua é minha pátria/ E eu não tenho pátria, tenho mátria/ E quero frátria.”
O programa “Frátria” propõe a criação de um intercâmbio de estudantes entre os estados-membros da CPLP, semelhante ao bem-sucedido programa Erasmus na Europa. Os detalhes específicos e as regras de participação ainda estão por ser divulgados.
António Costa, líder do Partido Socialista de Portugal, elogiou a contribuição de Caetano Veloso para a língua portuguesa e destacou a importância de suas músicas e poesias como patrimônio comum das nações lusófonas.
“As canções e a poesia de Caetano fazem parte do nosso patrimônio comum. A sua obra, das mais extraordinárias e inventivas do nosso tempo, é um motivo de orgulho para todos os que falam português”, declarou Costa.
O primeiro-ministro português também enfatizou a influência de Caetano Veloso na promoção do português como língua de expressão artística.
“Caetano Veloso foi um dos músicos brasileiros que ajudou a minha geração a ouvir o português em canção. Perceber que a palavra cantada não tinha de ser só em inglês. Caetano Veloso reconciliou-nos com a nossa própria poesia, com o nosso fado e a redescobrir as nossas próprias heroínas”, acrescentou.
Por sua vez, Caetano Veloso agradeceu a homenagem e expressou seu orgulho por falar português, ressaltando a importância de preservar e promover a língua. “O fato de falar português é uma coisa que me honra e que também me dá responsabilidades”, afirmou o artista, que atualmente está na Europa para uma série de shows.
Além da Medalha do Mérito Cultural, Caetano Veloso também recebeu o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, em 4 de setembro. Sua contribuição à língua e à cultura continua a ser reconhecida e celebrada em todo o mundo.