Bruna Pena lança “lovin’ it”, uma ode reversa e dançante ao consumo
A faixa que ironiza o amor que você pode pagar, já está disponível nas principais plataformas digitais e vem acompanhada de um videoclipe.
Bruna Pena lança ‘lovin it’ , faixa que vem acompanhada de um videoclipe que traz uma reflexão dançante sobre o papel da publicidade e do consumo. A faixa já está disponível nas principais plataformas digitais e vem acompanhada de um videoclipe disponível a partir deste 30 de outubro YouTube. Na música Bruna Pena ironiza o amor que você pode pagar.
O novo trabalho da artista flerta com vários gêneros, entre eles trip hop, pop, reggae e experimental. É dançante e traz um toque de sarcasmo, refletindo uma visão contemporânea e envolvente. Mas não se engane, “lovin’ it” não fala de amor. Pelo menos não do jeito convencional.
“A faixa ‘lovin’ it’ é sobre o amor pelo qual você pode pagar”, diz Pena rindo. Para traduzir essa ideia, a cantora pesquisou e explorou slogans publicitários clássicos em inglês (vale ativar a memória) refletindo sobre as raízes da publicidade moderna, que emergiu nos Estados Unidos muito pelas iniciativas de Edward Bernays (pesquise esse cara!), caracterizada por sua natureza agressiva e manipuladora. A música convida os ouvintes a uma reflexão dançante sobre o papel da publicidade e do consumo em nossas vidas ao subverter a ideia de apropriação cultural, criando uma apropriação publicitária.
“A publicidade rouba dos movimentos sociais e culturais para promover a venda e o benefício de poucos desde sempre, está presente em tudo que fazemos e, muitas vezes, não percebemos como ela influencia nossas decisões, desejos e até nossos amores. Não é novidade, mas é urgente! Já estamos colhendo o resultado do excesso de consumo excitado pelo excesso de publicidade e da manipulação dos nossos desejos. Se antes ela era reservada a grandes corporações, atualmente está se enraizando dentro de nós, nos transformando em panfletos ambulantes da melhor versão de nós mesmos”, explica Pena.
Com uma combinação de elementos dançantes e surpreendentes, a artista nos leva a uma jornada sonora envolvente e provocadora. A produção musical é de Henrique Gela, produtor, guitarrista e técnico de som, que traz nesta música elementos experimentais. Vale também ficar atento às escolhas inusitadas de mixagem da faixa propostas por Gela, resultado da sua experiência de longa data como técnico de som em projetos como Tuyo e Luísa & os Alquimistas.
Para completar, “lovin’ it” dá continuidade às propostas estéticas sonoras e visuais da artista, que também é diretora e roteirista, fazendo um jogo entre música e audiovisual. Acompanha a faixa, o videoclipe que estreia no canal do YouTube de Bruna Pena (@brunapena) com lançamento previsto para o dia 30 de outubro, às 12h. Se na música, a brincadeira se faz com os slogans publicitários, o videoclipe propõe um aprofundamento, se tornando uma paródia de uma campanha (publicitária) política.