
Brasil quebra hegemonia americana e vai à final do rúgbi em cadeira de rodas
Brasil vence Canadá por 57 a 47 e vai à primeira final da Copa América de rúgbi em cadeira de rodas.
Por Maria Luiza Caleffi dos Santos para a NINJA Esporte Clube
Nesta segunda-feira, 14 de julho, a Seleção Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas venceu o Canadá na semi-final por 57 a 47, garantindo sua vaga na final pela primeira vez desde a criação da Copa América da modalidade. A quebra da hegemonia norte-americana foi um grande feito da Seleção, que, desde 2009, nunca havia chegado às finais.
Para completar, a Copa América está sendo disputada no Brasil pela primeira vez, e o torneio pode garantir a vaga direta no Campeonato Mundial de 2026 para os vencedores. Assim, a decisão acontecerá hoje, terça-feira, 15 de julho, às 18h no horário de Brasília, contra os Estados Unidos. A seleção americana vem de vitória contra a Colômbia por 63 a 30.
Os jogos da final e de disputas para concluir a classificação final acontecem em São Paulo, no CT Paralímpico, e a entrada é gratuita para o público. Além disso, os jogos possuem transmissão ao vivo nos canais ABRC, em português, e WWR, e inglês. O SporTV transmite a final entre Brasil e a seleção estadunidense.