O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou projeções que apontam para uma ascensão global da economia brasileira. Segundo a Perspectiva Econômica Mundial (WEO), o país está no caminho para se tornar a nona maior economia do mundo ainda em 2023, subindo duas posições no ranking.

É estimado que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 seja de US$ 2,126 trilhões, ultrapassando as projeções para o Canadá e a Rússia.

Com isso, o Brasil fechará o ano como a nona maior economia do mundo. A moeda brasileira também está mais valorizada este ano, o que contribui para essa ascensão econômica. O especialista Alex Agostini da Austin Rating, ouvido pelo Financial Times, observa que o real apresentou uma valorização de 2,17%, enquanto o rublo russo despencou 12,9%. O dólar canadense teve uma valorização menor, de 1,2%.

O Brasil demonstra um crescimento econômico mais robusto do que o esperado, apontou o FMI.

O mesmo relatório também indica que o Brasil poderá retomar o posto de 8ª maior economia do mundo em 2026, ultrapassando a Itália. Essas projeções sugerem que o país manterá essa posição até 2028, após já ter ocupado o posto de sétima maior economia do mundo entre 2010 e 2014 durante o governo de Dilma.