Bolívia nomeia seu primeiro ministro gay
Manuel Canelas foi nomeado ministro da Comunicação do Estado Plurilateral e é um dos mais jovens do novo gabinete do presidente Evo Morales.
Hoje no Estado Plurinacional da Bolívia, o presidente Evo Morales anunciou sete novos ministros, entre eles Manuel Canelas como Ministro da Comunicação, que é o primeiro ministro abertamente homossexual do governo boliviano. Pela segunda vez, Canelas quebra barreiras e se torna um marco da luta LGBT no país. Ele também foi o primeiro deputado abertamente gay do país.
Confira cerimônia de nomeação:
#EnVivo Posesión de Ministros de Estado https://t.co/NNWnqNRkd7
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) January 23, 2019
Antes de se tornar Ministro da Comunicação, o ministro, que nasceu na Venezuela e mudou ainda criança para a Bolívia, terra natal de seus pais, tem 37 anos e participou de projetos na Espanha antes de fazer parte da vida política do país, onde participou de projetos de pesquisa como “La influencia indígena en la transformación estatal: interculturalidad y etnodesarrollo en los procesos constituyentes de Ecuador y Bolivia” (A influência indígena na transformação estatal: interculturalidade e desenvolvimento nos processos constituintes do Equador e Bolívia) e “El Foro social Mundial: actores, discursos y estrategias” (O Fórum Social Mundial: atores, discursos e estratégias).
Em sua campanha enquanto candidato a deputado na Bolívia, já declarava abertamente sua homossexualidade, assim se tornando o primeiro deputado abertamente gay da história da Bolívia, como citado anteriormente. O país se coloca na vanguarda ao lado de outros países progressistas, como a Islândia, que já teve uma primeira ministra lésbica e até mesmo a Sérvia, país com histórico de conflitos, também com uma primeira ministra homossexual.