“Bicicletada do óregano” ocupa Avenida Paulista contra as declarações anti-ciclovia de Bruno Covas
Bruno Covas recém assumiu a prefeitura de São Paulo e em suas declarações sobre ciclovias as compara com “orégano em pizza” e alega incômodos à população.
Manifesto por Bicicletada do Óregano
Nessa sexta-feira, 27/04, ciclistas se reuniram em uma Bicicletada na Avenida Paulista em protesto contra as recentes declarações do prefeito Bruno Covas, anunciando a retirada de ciclovias na cidade.
Segundo ele, as ciclovias “foram lançadas de a forma aleatória na cidade, como orégano em pizza” e “incomodam a população” .
Para os ciclistas e pedestres, tais afirmações mostram que seu plano é de potencializar a desastrosa política de mobilidade do seu antecessor, João Dória Jr, que trouxe como resultado o aumento das mortes de ciclistas e de pedestres, além do aumento de óbitos nas Marginais.
Ao mesmo tempo, a gestão tucana ataca diretamente a mobilidade dos trabalhadores ao propor o corte de mais de 140 linhas de transporte público em uma licitação bilionária, superlotando os terminais de ônibus que serão privatizados, diminuindo o tamanho da frota e obrigando os moradores das periferias da cidade a fazer mais baldeações.
Apesar de alegar falta de verbas para diversas pastas, Prefeitura elegeu como prioridade gastar 550 milhões de reais com o projeto eleitoreiro “asfalto novo”, recapeando vias para carros particulares sem implantar nenhum centímetro sequer de novos corredores de ônibus e ou de ciclovias.
Bruno Covas, ainda encantado com o novo cargo, aparentemente desconhece as diversas legislações que exigem a priorização do ciclista e do pedestre no planejamento urbano e, desde já, se apresenta como desconhecedor de suas responsabilidades como gestor da maior cidade do hemisfério sul.