Beth Gomes fez o único recorde mundial do Troféu Brasil
É um recorde mundial entre atletas olímpicos e paralímpicos.
O Troféu Brasil de atletismo marcou o último evento valendo pontos de classificação para os atletas paralímpicos antes dos Jogos de Paris. Foram quase 70 atletas com deficiência competindo no Centro de Treinamento Paralímpico, no último fim de semana em São Paulo. O grande destaque da competição foi Beth Gomes, que fez o único recorde mundial do Troféu Brasil entre atletas olímpicos e paralímpicos.
Ela superou sua própria marca anterior no lançamento de disco pela classe F53 (que competem sentados) ao conseguir 18,45m no último sábado (29). Na competição, ela também competiu no arremesso de peso F53 na quinta-feira (27), quando fez 7,61m. Beth também é a atual recordista mundial da prova, com 7,75m, atingidos no Mundial de Paris 2023.
Outro ponto positivo foi o retorno do velocista paraense Alan Fonteles às pistas. Medalhista de ouro nos 200m nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, o atleta paraense voltou a fazer uma marca expressiva na mesma prova. Após ficar sem competi-la por cinco anos, correu a distância em 21s52 e decretou o segundo melhor tempo do mundo no ano pela classe T62 (amputados de membros inferiores com prótese).
A maioria dos atletas que participaram do evento deve competir pelo Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris por atender aos critérios de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro. A convocação do atletismo está marcada para o próximo dia 11 de julho, em live do CPB no Youtube. Os Jogos Paralímpicos começam dia 28 de agosto e vão até o dia 8 de setembro.