Bernardo Bravo lança ‘Disco do Desassossego Deluxe’: um encontro entre a música e a literatura
Artista radicado em Curitiba se inspirou na obra de Fernando Pessoa para compor o álbum
Aos 16 anos, Bernardo Bravo (@bernardomuitobravo) leu pela primeira vez o “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, e se deu conta que partilhava o mesmo nome com o heterônimo da obra: Bernardo Soares. O artista, nascido Bernardo Soares Bravo, então maturou por anos essa conexão com os textos do autor português e mais tarde, em 2019, nasceram as primeiras oito faixas do “Disco do Desassossego”, que agora ganha sua continuação com o lançamento do “Disco do Desassossego Deluxe”. Com quatro músicas inéditas, comentários em áudio a respeito da criação das faixas e trechos do livro declamados, o álbum chegou dia 21/06 nas plataformas de streaming.
“O processo de composição foi inspirado no texto e no próprio processo de criação do ‘Livro do Desassossego’, que foi feito durante 20 anos, de forma esparsa. Compus as músicas a partir de uma leitura oracular do livro, em livre inspiração e com a vontade de atualizar os temas que Fernando Pessoa trouxe no início do século 20 para o início do século 21”, conta o artista radicado em Curitiba.
O disco conta com produção musical de Du Gomide e traz participações da banda Tuyo, Patrice Quinn (Kamasi Washington), Ísis Odara, Cacau de Sá e Fe Koppe (banda Mulamba), Janine Mathias, Juana Profunda, Larissa Tomas, Uyara Torrente, Francisco Mallmann, Pretha Almeida e Gio Soifer.
Instrumentos como rabeca, alfaia, flauta transversal, harpa, banjo e guitarra chinesa, entre outros, compõem a sonoridade diversa do álbum, que tem inspiração no trabalho de artistas como João Gilberto, Bonobo, Portico Quartet, Radiohead, Renata Rosa, Peter Gabriel, Deborah Blando, Mayra Andrade, Bonga, Mestre Ambrósio, Rachel Reis e Sufjan Stevens. Os temas das canções, por sua vez, também passam por diferentes questões – desde as mais existenciais, como as escolhas que fazemos na vida, às mais efêmeras, como a paixão.
A capa traz o ambiente aquático já trabalhado no “Disco do Desassossego”, de 2019, e que também está presente no “Disco do Desassossego Deluxe”. “Bernardo elegeu a água como elemento representante do desassossego e quando ele me disse que a água também estava no áudio das músicas, com barulhos de chuva e do mar, optei por trabalhar apenas com essa paleta de cores aquática: azul piscina, turquesa, verde água. Todas as fotos e artes estão ou sugerem estar dentro d’água”, conta Nina Barbosa, que criou as imagens que acompanham o álbum.