Por Ariela Nascimento e Jefferson Rios

Benny Briolly (PSOL) é a primeira parlamentar democraticamente eleita no Estado do Rio de Janeiro, pela cidade de Niterói. Foi a vereadora mais votada da cidade com 4.358 votos, um marco histórico junto a diversas outras candidaturas travestigêneres pelo Brasil. Ao todo foram 30 pessoas trans eleitas, representando um aumento de 275% de pessoas trans eleitas em relação a 2016 (mesmo pleito).

“A partir de agora nós teremos o dever de nos posicionar sobre a importância de visibilizar nossos corpos nas câmaras municipais e estaduais e defender a nossa existência nos representando e atuando em prol de nossa população”, disse Benny Briolly ao assumir a vereança de seu município.

A eleição de Benny Briolly e das demais pessoas travestigêneres representou esperança no país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. Entretanto, isso atiçou o ódio de grupos de direita, que passaram a ameaçar a vida das parlamentares trans.

Benny Briolly reúne mais de 20 ameaças de morte catalogados por um extenso dossiê e, atualmente, é protegida pelo Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos e recebe auxílio de diversas instituições como o Instituto Marielle Franco, Race & Equality, crioula, Terra de Direitos e Justiça Global. Benny, que já teve de sair do país por conta das ameaças, disse não abaixar a sua cabeça e que continuará pondo seu corpo, sua luta e militância à disposição daqueles que, assim como ela, são silenciados.

É preciso acompanhar os mandatos e fortalecer a luta cotidiana que terão a partir de 1º de janeiro, a fim de garantir um cenário de enfrentamento efetivo contra as forças maquiavélicas que tem ocupado a nossa política. Eleger a primeira travesti ao Estado do Rio de Janeiro além de histórico é uma resposta ao bolsonarismo.

A população preta vai às ruas há mais de 500 anos para gritar e pedir que parem de nos matar, as travestis clamam diariamente por socorro. Por isso seguiremos fazendo revolução até que parem de nos matar de fato. Estamos mais organizadas do que nunca e não daremos nem um passo atrás até que seja tudo nosso e nada deles! O Rio de Janeiro merece uma DepuTRAVA.

https://midianinja.org/news/benny-briolly-vereadora-de-niteroi-recebe-nova-ameaca-de-morte/