Balsa-Escola leva cursos profissionalizantes para ribeirinhos na Amazônia
A balsa possui quatro laboratórios que são utilizados em cursos para as áreas de turismo e hospitalidade, informática, saúde e beleza.
Por Eduardo Campanelli
O Senac, em parceria com a empresa de tecnologia Cisco, está levando cursos profissionalizantes de TI para municípios ribeirinhos do Amazonas. A chamada Balsa-Escola do Senac já atua a mais de vinte anos na região, facilitando o acesso a diversos cursos que seriam difíceis ou inviáveis de serem disponibilizados em todas as cidades. A balsa possui quatro laboratórios que são utilizados em cursos para as áreas de turismo e hospitalidade, informática, saúde e beleza.
Com a nova parceria, as balsas estão equipadas com equipamentos como câmeras com analítico, infraestrutura de Switching e firewall, que tornam possíveis cursos voltados para o aprendizado de tecnologias. Além disso, a balsa conta com uma rede Wi-Fi confiável e de alta qualidade que poderá ser usada tanto pelos alunos quanto pela população das cidades, já que a rede possui um alcance de até 30 metros da embarcação e pode ser utilizada gratuitamente.
Entenda o que são os equipamentos implantados nas balsas
Analítico de vídeo: Essa tecnologia faz parte do sistema de monitoramento por vídeo, onde ele consegue detectar situações suspeitas, de acordo com sua programação. Esse sistema consegue monitorar ambientes 24 horas por dia, sem a necessidade de pessoas monitorando as câmeras, tornando possível a análise de situações que seriam difíceis de serem feitas por pessoas. Algumas das situações que o sistema pode analisar são:
- Contagem de pessoas: Ele consegue identificar quantas pessoas estão no ambiente, o que pode ser útil para controlar o fluxo de pessoas em algum lugar durante os horários de pico, permitindo que não exceda o limite seguro de pessoas.
- Identificação: O sistema é capaz de identificar pessoas ou objetos previamente incluídos no seu banco de dados (como os usados em portarias de prédios para permitir a entrada dos moradores cadastrados), identificar placas de carros (como os usados em câmeras que aplicam multas ou pedágios automáticos), ou identificar objetos suspeitos (podendo ser utilizado em ambientes públicos para identificar objetos que possam gerar algum problema de segurança).
- Detecção de movimento e barreira virtual: O sistema pode identificar movimento em ambientes em que pessoas não podem circular. Caso esse espaço seja uma área em específico, pode-se criar uma barreira virtual, determinada por linhas desenhadas no computador, criando uma “cerca”, que gera um aviso caso alguém entre nesta área.
- Switch de rede: Os switches são os responsáveis em conectar diferentes dispositivos (computadores, impressoras) em uma mesma rede, permitindo que os dispositivos compartilhem informações e conversem entre si.
- Firewall: É um dispositivo de segurança que monitora a movimentação dentro de uma rede, tanto de entrada como de saída, com o objetivo de proteger os dados e o próprio sistema de tentativas de invasão ou algo prejudicial ao sistema.