Baiana de 121 anos pode ser a mulher mais velha do mundo
Para o Guinness Book, a mulher mais velha é uma francesa de 118 anos
Guinness Book, corre aqui! A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, afirmou recentemente que “descobriu” a idosa Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, depois que ela foi levada a um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O livro dos recordes afirma que a pessoa mais velha do mundo está lá na França, e tem 118 anos.
O Guinness Book registrou a freira francesa Lucile Randon depois que a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, morreu, em abril deste ano. Depois delas, está uma polonesa de 115 anos, conforme apontado por Laurent Toussaint à Agência France-Presse (AFP). Os dados, contudo, já eram contestados mesmo no Brasil quando algumas pessoas apontaram a existência de pessoas mais velhas.
Até então o mundo não conhecia a baiana Maria dos Reis. Conforme sua certidão de nascimento, ela nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje. A informação foi publicada no G1.
Todos os filhos de Maria já morreram e, hoje, ela mora com a neta Célia Cristina. “Ela criou os netos e bisnetos. Ela que cuidava de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, disse ao G1.