
Circuito de formação
Afinal, as fake news realmente importam e, se importam, é possível fazer algo para enfrenta-las? Praticamente desconhecidas até pouco tempo atrás, as fake news se tornaram comuns e circulam diariamente pelos meios digitais, atingindo diversos setores e mobilizando a atenção de pessoas sobre variadas questões. No entanto, ainda sabemos pouco como são produzidas, como ganham circulação e que efeitos produzem sobre aqueles que são atingidos.
Neste momento, às vésperas das eleições e após quatro anos de um governo que comprometeu seriamente a preservação ambiental, é urgente clarear essa questão e agir. Por isso, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e a Mídia Ninja se uniram em parceria para a realização de três aulões que colocam em diálogo o melhor do conhecimento produzido até agora sobre fake news e experiencias inovadoras de ativismos empenhados no combate à desinformação.
Os aulões abordam quem se beneficia economicamente com a circulação de fake news e como as pessoas comuns pagam as consequências dessa circulação; como as fake news afetam a questão ambiental, a Amazônia, os povos indígenas e as eleições; como operam as estratégias de desinformação e, sobretudo, que estratégias têm sido desenvolvidas pelo ativismo social e pelas instituições para combatê-las.
Confira quem participou e assista cada aula:
Com foco temático na Amazônia, o aulão abordou a economia das fakenews (quanto custa produzi-las, como se financiam, quem se beneficia com sua produção e circulação) e as diferentes estratégias de combate que têm sido postas em prática por diversos atores para combatê-las.
Com foco temático nos povos indígenas, o aulão abordou estratégias de desinformação amplamente utilizadas, caracterizando sua estrutura e disseminação, bem como os sinais que permitem identificá-las.
Anapuaka Tupinambá é filho de Pindorama, Nação Tupinambá. Aartista indígena orgânico e virtual, produtor executivo da Rádio Yandê, Casa Yandê, Prêmio da Música Indígena Contemporânea, Yby Festival, Yby MANI, Maker Indígena, especialista em HiperMuseus, Bussines RedSkin Money, RePangeia Indígena, co-fundador de Movimento Civil Agora.
Com foco em eleições, o Aulão Eleições mostrou os mecanismos que tornam as fakenews efetivas quanto a sua circulação, bem como seus possíveis efeitos diretos e indiretos nas escolhas de eleitoras e eleitores.
Viktor Chagas (Coordenador)
Adrian Gurza Lavalle
Luciana Veiga
Raíssa Galvão
Rogério Arantes

