Neste sábado, dia 22 de junho, a Praia do Arrastão, em São Sebastião, será palco de uma grande mobilização popular organizada pelo Coletivo Caiçara. A ação visa protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/2022, que pretende retirar o direito universal de acesso às praias brasileiras.

A PEC 03/2022 tem gerado controvérsias por representar uma ameaça não apenas ao livre acesso às praias, mas também aos ecossistemas marinho e ribeirinho, além de impactar negativamente os territórios de povos e comunidades tradicionais. Segundo os organizadores, a aprovação dessa emenda seria um ataque direto à soberania popular sobre os terrenos de marinha e à preservação ambiental.

O Coletivo Caiçara, que lidera a manifestação, convida a sociedade civil organizada, associações, cooperativas, sindicatos, pescadores, esportistas e todos os usuários das praias de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba para um dia de cidadania e luta. A programação inclui atividades de confraternização, conscientização e ações de resistência contra a privatização das praias.

Os organizadores sugerem que os participantes levem coolers com bebidas, lanches, cadeiras e cangas para socializar e desfrutar do dia na praia enquanto se unem em prol da causa. A manifestação está marcada para começar às 11h e promete reunir um grande número de apoiadores da luta por uma praia livre dos interesses privados.

Para mais informações sobre a manifestação e para se juntar à causa, os interessados podem seguir as redes sociais do Coletivo Caiçara e se engajar nas ações de conscientização.

Serviço

Manifestação Contra PEC 03/2022
Data: Sábado, 22 de junho de 2024
Horário: 11h
Local: Praia do Arrastão, São Sebastião