Nas próximas semanas, o asteroide “2024 ON” fará uma aproximação impressionante da Terra, e será visível em grande parte do hemisfério norte. O fenômeno foi destacado pelo Virtual Telescope Project e relatado pelo New York Post.

Com aproximadamente 228 metros de largura, o asteroide “2024 ON” tem o tamanho de dois campos de futebol lado a lado. A sua passagem ocorrerá a uma distância de cerca de 620 mil milhas (aproximadamente 995 mil quilômetros), o que equivale a 2,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Embora essa aproximação seja bastante próxima em termos astronômicos, os especialistas garantem que o voo será seguro.

De acordo com o Virtual Telescope Project, esse tipo de aproximação acontece em média uma vez a cada 10 anos. O asteroide poderá ser observado a partir de 15 de setembro, às 14h30 (horário do leste dos EUA), através de uma transmissão ao vivo oferecida pelo projeto.

A NASA, que monitora continuamente objetos próximos à Terra (NEOs), tem um banco de dados detalhado das trajetórias desses corpos celestes. Asteroides com mais de 150 metros de diâmetro e que se aproximam a menos de 4,6 milhões de milhas (7,4 milhões de quilômetros) são classificados como asteroides potencialmente perigosos (PHAs). No caso do “2024 ON”, a distância e a dimensão não indicam nenhum risco iminente para o nosso planeta.