Uma cena inusitada ocorreu durante uma entrevista da TV Globo Brasília com o novo presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano. A assessora do entrevistado interrompeu a entrevista que ocorria de forma remota na hora em que a jornalista fez uma pergunta sobre a redução do quadro de funcionários.

“Vou ter que atrapalhar porque ele está agenda muito corrida”, disse a assessora, que entrou na transmissão. “Ah, só porque eu fiz uma pergunta difícil? Não, não, não!”, retrucou a jornalista Mônica Carvalho. A assessora chega a falar que o presidente do INSS já saiu da sala quando ainda é possível ele no canto da câmera tentando se afastar.

No momento da interrupção, Mônica indagava sobre a diminuição do número de servidores ao tempo em que houve um aumento do volume de trabalho, especialmente no número de pedidos para concessão de benefícios. “É verdade ou possível que os analistas estejam decidindo mais rapidamente pelo indeferimento para desafogar o trabalho?”, questionou a jornalista. A pergunta ficou sem resposta.

Guilherme Serrano é servidor público e assumiu cargo em 7 de abril, substituindo José Carlos Oliveira, hoje Ministro do Trabalho e Previdência. O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) deixou o cargo para disputar o governo do Rio Grande do Sul. Serrano já atuou no INSS como diretor e presidente substituto.