Assentamento Contestado no Paraná cria escola Latino Americana de agroecologia
Já era alta madrugada de segunda quando a Caravana da Terra chegou ao município de Lapa (PR), local onde está instalada a Escola Latino Americana de Agroecologia.
Já era alta madrugada de segunda quando a Caravana da Terra chegou ao município de Lapa (PR), local onde está instalada a Escola Latino Americana de Agroecologia, mais especificamente dentro do Assentamento do Contestado, área destinada à reforma agrária e grande vitrine da transformação social proporcionada pela democratização do acesso à terra.
Lá são utilizadas as técnicas agroflorestais no cultivo, o que resulta em uma produção orgânica e diversificada de gêneros alimentícios. O sucesso é tamanho que além de suprir as necessidades da escola, o excedente é comercializado para ajudar manutenção do espaço.
Celso Lacerda é Secretário Agrário Estadual do Partido dos Trabalhadores e grande entusiasta do sistema agroecológico. Há mais de 30 anos se dedica à atividade e tem muita coisa interessante para contar. Como, por exemplo, o uso da homeopatia para tratar enfermidades em humanos e nos animais.
Ele explica que da natureza podem ser extraídos múltiplos fármacos com aplicações diversas na área da saúde. “A homeopatia não está restrita ao uso humano. Nós também a utilizamos para tratar os animais”, afirmando que o uso combinado de ervas, raízes e outros produtos naturais, associados com elementos da Astronomia, resultam em grande índice de cura.
O sistema agroecológico é exuberante na ELLA. Múltiplas culturas são cultivadas simultaneamente, reduzindo drasticamente o uso de pesticidas nas lavouras. O uso de gêneros distintos acaba por proteger as plantações em vista da abundante variedade de alimentos para os animais e insetos, o que acaba por proteger os campos.
O Assentamento do Contestado, em conjunto com a Escola Latino Americana de Agroecologia, é um ideal a ser perseguido na luta pela reforma agrária e acesso à terra. Lá podemos perceber que um outro tipo de agricultura, que respeita a natureza e trabalhadores, não é apenas possível, mas uma necessidade urgente para preservarmos a saúde de humanos e animais.