Assembleia Geral na ONU: Bolsonaro responsabiliza indígenas pelas queimadas e diz que ‘fique em casa’ ‘quase’ levou o país ao ‘caos social’
Presidente afirma também que floresta amazônica não pega fogo no interior, só nas bordas, porque é úmida. Segundo ele, quem coloca fogo nos arredores são ‘índio’ e ‘caboclo’.
Jair Bolsonaro fez um discurso repleto de falácias e inverdades nesta terça-feira (22), durante a Assembleia das Nações Unidas (ONU), afirmando que o Brasil é “vítima” de uma campanha “brutal” de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.
Entretanto, isso não condiz com a realidade. A boiada passou e só neste ano já são 2,3 milhões de hectares queimados no Pantanal, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão em Mato Grosso do Sul.
Bolsonaro e Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, não fizeram nada para reverter a situação. Pelo contrario, promoveu um discurso favorecendo o agronegócio, que é uma das principais ameaças para as florestas do país.
Em seu discurso, disse que os responsáveis pelas queimadas são ‘índios’ e ‘caboclos’, justamente os povos que são as maiores vítimas de toda essa devastação. Para ele, a riqueza da Amazônia motiva as críticas que o país sofre na área ambiental. Bolsonaro disse que entidades brasileiras e “impatrióticas” se unem a instituições internacionais para prejudicar o país, como tentativa de criminalizar as ONGs, que vem promovendo inúmeras campanhas de preservação ambiental.
Bolsonaro também falou que:
– A floresta amazônica é úmida e só pega fogo nas bordas
– O óleo derramado no litoral brasileiro em 2019 é venezuelano, foi vendido sem controle e chegou à costa após derramamento ‘criminoso’
– A campanha ‘Fique em Casa’ durante a pandemia ‘quase’ levou o país ao ‘caos social’
– O Brasil é um país cristão e conservador e a ‘cristofobia’ deve ser combatida
Confira a repercussão:
Ridículo, mentiroso, hipócrita, misógino, racista, homofóbico, genocida. Muita indignação e uma única certeza: temos o pior presidente do mundo. Que fase, Brasil!
— Teresa Cristina (@TeresaCristina) September 22, 2020
Bolsonaro na #ONU, um resumo:
— André Fran (@andrefran) September 22, 2020
– Óleo no NE: culpa da Venezuela
– Queimadas: culpa dos índios
– Amazônia não pega fogo
– Auxílio emergencial foi de U$1.000,00!
– A cristofobia é uma ameaça no Brasil
A população indígena é uma das principais responsáveis pela preservação ambiental do nosso país, mas Bolsonaro fala na ONU que os índios estão queimando nossas florestas. Bolsonaro é mentiroso. #ForaBolsonaro
— Manuela (@ManuelaDavila) September 22, 2020
"Nossa floresta é úmida, e não permite a propagação do fogo em seu interior." Bolsonaro envergonha o Brasil perante o mundo na ONU. pic.twitter.com/nK6CrdimYJ
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 22, 2020
Bolsonaro mais uma vez deixa o país na lama da vergonha com esse discurso ridículo na ONU. Cristofobia foi de cair o cu da bunda. Esse asno não discursa pro mundo, discursa pro eleitorado dele. E sabemos que infelizmente funciona.
— vera holtz irreal (@veraholtzirreal) September 22, 2020
https://twitter.com/alessandromolon/status/1308408327324553222
Algum de vocês já recebeu os MIL DÓLARES de auxílio emergencial que o presidente mais mentiroso do mundo disse na Assembleia da ONU que o governo deu aos brasileiros?
— Petra Costa (@petracostal) September 22, 2020
Mil dólares.
Ele disse mil.
Dólares.
Isso mesmo.
Na ONU, o presidente da República sugeriu que queimadas são provocadas por índios e caboclos, justamente vítimas desse crime em série. Enquanto governo persistir em falácias e teses infundadas, o mundo e os próprios brasileiros ficarão sem resposta nessa questão ambiental.
— Beto Marubo (@BetoMarubo) September 22, 2020
ABSURDO! #BolsonaroMentiroso acusa povos indígenas de sermos responsáveis por CAUSAR incêndios, quando somos nós os responsaveis por APAGAR o fogo causado por seus aliados, grileiros fazendeiros, assassinos da natureza.
— CHIRLEY PANKARÁ (@ChirleyPankara) September 22, 2020
Não toleraremos calunias e incitação de ódio! Monstro!
O discurso de Bolsonaro na ONU mais pareceu uma live daqueles portais de fake news. Negou que proteja desmatadores e culpou "indígenas e caboclos" pelos incêndios na Amazônia. Disse que pagou mil dólares de auxílio emergencial. Terminou falando em "cristofobia". Uma vergonha.
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) September 22, 2020
https://twitter.com/Debora_D_Diniz/status/1308417479413248001
O presidente abre a Assembleia Geral da ONU dizendo que o “mundo precisa da verdade para superar seus desafios”, mas segue proferindo suas inverdades sem nenhum tipo de vergonha e constrangimento.
— Marina Silva (@MarinaSilva) September 22, 2020
Como eu gostaria que existisse mesmo o inferno em que os mentirosos e os genocidas fingem acreditar. Se este inferno existisse, ficaria tranquilo ao ouvir o discurso do mentiroso e genocida que preside o Brasil. Mas inferno é o que ele e seu governo fazem do país e com o país.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) September 22, 2020
O chefe da organização das fake news diz à ONU que o Brasil é vítima de campanhas brutais de desinformação. Nada mais mentiroso do que querer negar a nossa trágica realidade. Bolsonaro mentiu em TODAS as vezes que falou sobre a COVID-19 desde o começo. Vergonhoso. #UNGA
— Humberto Costa (@senadorhumberto) September 22, 2020