Arz Zahreddine, o único representante do Líbano nas Paralimpíadas
Arz Zahreddine correrá na categoria T64 de Atletismo.
Por Miguel Castelo Branco, para Cobertura Colaborativa #NECParis2024
O Líbano não tem uma tradição forte nas Paralimpíadas e, desde Tóquio, conta com apenas um representante nos Jogos: o corredor Arz Zahreddine. Aos 28 anos, ele compete na categoria T64, destinada a corredores com amputação abaixo do joelho em uma das pernas. Sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos foi em Tóquio, onde ficou em nono lugar nos 200 metros. Arz também se destacou nos Jogos Para-Asiáticos de 2022, conquistando a sexta colocação nos 100 e 200 metros. No ano passado, conquistou sua primeira medalha de ouro nos 200 metros dos Jogos Francófonos de Kinshasa, no Congo.
A jornada de Zahreddine até se tornar o representante nacional foi repleta de desafios. Em 2002, aos três anos, ele sofreu um acidente de carro no túnel Chekka, no Líbano, onde perdeu a perna direita, e seu irmão, a perna esquerda. O acidente levou Arz a passar por 19 cirurgias entre os 3 e 14 anos.
Antes de descobrir a corrida, Zahreddine já se destacava como atleta na esgrima, esporte ao qual se dedicou dos 7 aos 19 anos, conquistando várias medalhas e títulos internacionais. Buscando novos desafios e inspirado pelo corredor paralímpico americano Jarryd Wallace, Arz descobriu seu amor pelas pistas e, em 2018, fez sua estreia nos Jogos Para-Asiáticos de Jakarta, na Indonésia.
Além dos desafios esportivos, Zahreddine e a população libanesa enfrentam as consequências dos conflitos entre Israel e Hamas, vivendo com a constante insegurança de estar próximo a uma zona de guerra. Recentemente, Israel bombardeou o sul do Líbano após supostos planos de ataque do grupo Hezbollah em território israelense.
Em entrevista ao jornal TaiwanPlus News, antes do início das Paralimpíadas, Zahreddine afirmou: “Se quisermos continuar vivendo com medo, não seremos capazes de performar, não seremos capazes de treinar”, ao comentar sobre o possível fechamento dos aeroportos, que poderia impedir sua ida à França.
Após os 10 libaneses presentes nas Olimpíadas, Arz Zahreddine é o único representante do país nos Jogos Paralímpicos. Apesar das adversidades, ele representará seu povo com determinação e se tornar uma inspiração para seus compatriotas, que enfrentam momentos difíceis com a iminência de um conflito, onde o medo é uma presença constante.