No último dia 22, Temer publicou o decreto nº 9.142 que anunciava a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus Associados – Renca, localizada entre o Pará e o Amapá, uma região de 4,7 milhões de hectares aproximadamente, com 9 áreas protegidas, sendo 7 unidades de conservação e 2 terras indígenas. O pior de tudo é que empresas estrangeiras já tinham acesso a essa informação meses antes do decreto ser anunciado.

Em resposta, artistas se unem e lançam campanha em defesa da Amazônia – o pulmão do mundo, nesta quarta-feira, 30, numa plataforma na qual a sociedade civil poderá pressionar os senadores indecisos a revogar tal decreto, que só ocasionará destruição por conta da extração de minérios. O grupo de artistas envolvidos também participou na campanha para pedir a investigação de Temer.

Alguns senadores se posicionaram contrários ao decreto de Temer e apresentaram no último dia 23 de agosto, em Plenário, a matéria do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 160/2017 de autoria dos senadores Randolfe Rodrigues, Jorge Viana, João Capiberibe, Cristovam Buarque, Reguffe, Vanessa Grazziotin, Otto Alencar e Lindbergh Farias, no qual pretende sustar os efeitos do Decreto que extingue a Renca. Na manhã de hoje, o senador Jorge Viana foi o escolhido para ser o relator do PDL na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na plataforma, é possível pressionar os senadores indecisos e os que se posicionam a favor da destruição da Amazônia para que mudem de ideia e façam o voto consciente, contra a exploração da Amazônia, em favor do meio ambiente e do futuro do planeta. Está em nossas mãos, assine a petição e faça pressão agora em http://342amazonia.org