O povo está cansado. Direitos perdidos a todo momento, políticos no poder que não representam a população, crise econômica e política culminando em crise social. Como forma de reestruturar as bases progressistas brasileiras, unir lutas por uma democracia que se esvai a cada lei votada – contra o povo – e restabelecer o bem estar social da população, surgiram frentes de luta no Brasil, como a Frente Brasil Popular, que está organizando o Congresso do Povo, que busca construir um projeto de país com o povo.

A proposta deste congresso é que ocorram etapas municipais, regionais, estaduais até uma grande etapa nacional, onde representantes de todo o país irão construir um projeto que considere todas as demandas da população. Como parte da construção do Congresso do Povo, a Frente Brasil Popular de Minas Gerais realizou sua plenária estadual, com representantes de todas as regiões onde as edições municipais ocorreram. A etapa aconteceu na Fundação Helena Antipoff em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte de sexta feira 8 de junho a domingo, 10.

Foto: FBP Minas

Para abrir a plenária, aconteceu na sexta feira, 8 de junho, o Encontro de Mulheres, com mais de 30 representações onde foi abordada a importância da mulher nos espaços de decisão, o trabalho que deve ser feito para a construção de um país com direitos para todas e todos e também o combate a todas as formas de machismo. Cortes nas políticas públicas como a de Saúde Mental, que incidem diretamente na vida das mulheres, que historicamente tem sido as responsáveis pelos cuidados de pessoas doentes nas famílias brasileiras, foi uma das pautas levantadas, assim como o silenciamento nos espaços de discussão e a diminuição do papel da mulher na sociedade, sendo que mais da metade da população do Brasil é de mulheres.

Foto: FBP Minas

Foto: FBP Minas

Foto: FBP Minas

Nos dias que seguiram, a plenária contou com debates, discussões e grupos de trabalho onde foram abordadas as necessidades de cada parte de Minas Gerais, estado afetado pela luta por terra e que possui grandes monopólios agropecuários, o que trouxe também questões importantes para a discussão, como também a extensa atuação das indústrias de mineração no estado, que afeta centenas de cidades – Minas Gerais tem 853 municípios – assim como outras questões que afetam o bem estar do povo mineiro.

Foto: FBP Minas

Foto: FBP Minas

Foram 3 dias de trocas sobre a vida social e política de Minas, também teve muitas cores, sabores e diversidade e onde a cultura e vida mineira de todos os seus cantos se conectaram para decidir o melhor para a vida de todas e todos, com uma vida de dignidade e respeito. Através da construção coletiva, a plenária encaminhou mais encontros nos municípios, nos bairros, conectando cada vez mais o Brasil profundo com as decisões e rumos do nosso país, entendendo que é preciso trazer para perto das brasileiros e brasileiras o direito a sua voz e tomada de decisões na vida pública.

Foto: FBP Minas