Apresentadora da Globo reproduz racismo ao vivo, Manuel Soares dá aula de combate ao racismo e web reage
No último sábado, a apresentadora Talitha Morete do programa “É de Casa”, convidou uma doceira chamada Silene para fazer uma receita de cocada no programa e reproduziu uma situação racista ao vivo.
No último sábado, a apresentadora Talitha Morete do programa “É de Casa”, convidou uma doceira chamada Silene para fazer uma receita de cocada no programa e reproduziu uma situação racista ao vivo.
Talitha conheceu a cozinheira, que vende cocadas, em um salão de beleza que ela frequenta no Rio de Janeiro, e a convidou para fazer a receita no programa semanal que apresenta. As duas até fizeram juntas o prato que a convidada comercializa durante o programa.
Quando as cocadas ficaram prontas, Silene estava sentada ao lado de outros convidados no momento em que Talitha levou os doces para a área externa do cenário do programa. A apresentadora, então, entregou a bandeja na mão da cozinheira e indicou que ela, uma mulher negra, deveria servir os demais, a maioria brancos.
“A dona da cocada vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer porque está todo mundo querendo a sua casa”, disse Talitha ao vivo. Foi então que Manoel Soares, que também apresenta o programa, fez uma intervenção necessária, barrando que o episódio de racismo prosseguisse.
“Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse Manuel enquanto pegava a bandeja de Silene.
Nas redes, as imagens do momento foram compartilhadas com diversas críticas sobre a atitude da apresentadora Talitha e elogios ao apresentador Manuel, que deu uma verdadeira aulade como lidar com o racismo estrutural. Confira algumas das repercussões:
https://twitter.com/lazarorosa25/status/1536413632149524481
Só o racismo à brasileira proporciona cenas como esta acontecerem. A falta de consciência racial num país de maioria negra é violenta para nós pessoas negras. Não, nós não vamos servir vocês brancos. Responsabilizem-se pelo racismo diário de vocês. https://t.co/VBIK4Ierlz
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) June 14, 2022
Eu não aguento mais ver o vídeo do É De Casa pq aquilo não é racismo estrutural, é racismo mesmo.
— aline ramos (@_alineramos) June 14, 2022
Não aguento pq é tudo muito natural pro restante e parece que ninguém ficou desconfortável em ver o Manuel ajudando a senhora.
queria saber se a mona RACISTA do é de casa já foi mandada embora… OU se o gerenciamento de crise vai ser o de sempre mesmo: “cara lavada, roupas claras, cabelo preso e voz chorosa dizendo que não sabia que era racismo” rs
— TIÊ VASCONCELOS⚡️ (@tievasconcelos) June 14, 2022
✨inclusive, talitha morete o nome✨
O episódio do programa "É de casa" só confirma que, diariamente, recebemos mensagens de supremacia branca. Não é só racismo. É uma clara mensagem de que o papel dos negros é servir os brancos. Tem que chamar de supremacia branca pra focar na atitude dos brancos.
— Lobo Mauro (@afroestima2) June 13, 2022
Estou chocado com essa cena do É de Casa do nosso racismo de cada dia, só o apresentador negro teve a sensibilidade de perceber o ato preconceituoso https://t.co/YPli6A9ORa
— Itaú, realiza o meu sonho de ver a Madonna! (@gusmaoboy) June 13, 2022
00:59 – Emissora faz evento com expoentes negros sobre combate ao racismo e novas narrativas.
— ElianA Alves Cruz (@cruz_elianalves) June 14, 2022
01:-00 – Apresentadora branca faz convidada negra levantar para servir aos demais participantes.
A branquitude é “fascinante”.
Se vc não entendeu o constrangimento da senhora, como o próprio apresentador que, diga-se de passagem, é preto e se sensibilizou. Vc realmente não tem nem lugar de fala, nem discernimento pra entender o racismo estrutural.
— Dias (@diasothiago) June 14, 2022
https://twitter.com/lazarorosa25/status/1536740905369194500
O ‘Vai servir todo mundo’ no #EDeCasa na #globo é um dos momentos mais constrangedores, estruturalmente ‘normalizado’ e abertamente racista. A tentativa da quebra da desordem inversa de valores criadas, só foi possível graças ao único negro ali presente, para além de dona Cilene pic.twitter.com/EBJL2UTl48
— Louis (@netodabrunete) June 14, 2022