Após mais de 200 anos, Faculdade de Medicina da UFBA tem o primeiro diretor negro
O diretor eleito ingressou como professor na instituição em 1980 e é membro da Academia de Medicina da Bahia
Antônio Alberto Lopes conquistou a maioria dos votos dos estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tornando-se o primeiro professor negro eleito para concorrer ao cargo de diretor da Faculdade de Medicina da UFBA.
O professor Antônio Alberto Lopes concorreu como candidato da Chapa 1, juntamente com o professor Eduardo Reis, que foi eleito como vice-diretor. Eles assumem a liderança da Faculdade de Medicina até junho de 2027.
O diretor eleito ingressou como professor na instituição em 1980 e é membro da Academia de Medicina da Bahia. Além disso, ele é titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da UFBA.
Infelizmente, o que deveria ter sido uma disputa saudável assumiu contornos agressivos, com denúncias de racismo sendo encaminhadas à ouvidoria da universidade, como publicou O Correio.
Durante a campanha eleitoral, que teve início em 28 de abril, o professor Antônio Lopes foi alvo de ataques racistas, o que levou à denúncia à ouvidoria da universidade. A reportagem teve acesso a capturas de tela de grupos de mensagens em que alunos de graduação questionam a sanidade mental do professor e do candidato a vice, Eduardo Reis.
Pelo menos duas mensagens de e-mail foram enviadas às turmas de Medicina por alguém que se intitula “Voz do Deserto”. Em uma das mensagens, há uma ilustração de teor racista, que critica a presença de pessoas negras na Faculdade de Medicina.