
Após mais de 120 anos, críquete está de volta às Olimpíadas e Los Angeles 2028 conta com audiência da Índia
O esporte é o mais popular no país e o campeonato nacional atrai cerca de 700 milhões de espectadores
Por Andressa Simões para NINJA Esporte Clube
Na última segunda, dia 14, a organização de Los Angeles 2028 divulgou a programação prévia das Olimpíadas. Dentre suas informações, uma pode ter passado despercebida para nós, brasileiros: os horários dos jogos de críquete. Porém, para os indianos, essa é uma informação de muita relevância, tendo em vista que o esporte tem milhões de fãs por lá.
Segundo o documento, os jogos de críquete acontecerão no dia 12 de julho, dois dias antes da abertura oficial, e 29 de julho. As disputas ocorrerão na cidade de Pomona, a 50 quilômetros de Los Angeles. No horário local, as partidas terão início às 9h e às 18h30. No fuso da Índia, isso significa 21h30 e 7h, horários que favorecem a audiência do país mais populoso do mundo. O críquete está de volta às Olimpíadas depois de 120 anos. A primeira e última vez que o esporte esteve no programa dos Jogos foi em Paris 1900.
Na Índia, o críquete é o principal esporte do país. Por lá, a Indian Premier League (IPL), campeonato nacional, atrai cerca de 700 milhões de espectadores, quase metade da população. Em termos de dinheiro, o críquete movimenta mais para a Índia do que a Premier League para a Inglaterra. Quando se trata de preço de venda dos direitos de transmissão de uma partida, o campeonato indiano de críquete só perde para a NFL, liga estadunidense de futebol americano.
No âmbito mundial, o críquete só perde em audiência para o futebol. Surpreendentemente, os dois esportes têm histórias semelhantes sobre a chegada ao Brasil: ambos vieram ao país através dos ingleses. Quando o paulista Charles Miller foi estudar na Inglaterra, aproveitou para fazer parte de um time não só de futebol, mas também de críquete, que, na época, era o esporte mais popular por lá. Ao voltar para o Brasil, em 1894, Miller apresentou o futebol aos amigos do São Paulo Athletic Club. No entanto, a organização havia sido criada seis anos antes para organizar jogos, justamente, de críquete.
Fato é que o único dos dois esportes que caiu na graça dos brasileiros foi o futebol, enquanto o críquete é mais praticado em forma de brincadeira – chamada popularmente de “taco”-, embora, segundo o Censo de 2023, o esporte envolva cerca de 23 mil pessoas no país. O contrário acontece na Índia. Não à toa a seleção nacional masculina da modalidade é vice-campeã da Copa do Mundo, que aconteceu em 2023. A dona do primeiro lugar foi a Austrália.
Agora, as seleções se preparam para a disputa dos Jogos Olímpicos, para que seja um sucesso não só nas transmissões, mas também dentro de campo. O formato das partidas em Los Angeles 2028 será o T20, a mais curta das três formas jogadas a nível internacional. Nele, ambos os lados rebatem por uma entrada, durando 20 overs (120 bolas) – da onde vem o nome Twenty20 . O formato foi implementado em 2023 e as partidas duram, em média, três horas.