
Após estreia no interior do Acre, Festival Transamazônico chega a Rio Branco com exibição de filmes LGBTQIA+
O Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ dá continuidade à sua terceira edição entre os dias 25 e 27 de fevereiro
O Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+ Transamazônica, após a estreia em Cruzeiro do Sul, no Acre, dá continuidade à sua terceira edição em Rio Branco, onde entre os dias 25 e 27 de fevereiro oferecerá uma ampla programação de filmes premiados.
Com exibições gratuitas de longas e curtas-metragens que abordam a diversidade, o festival celebra a representatividade LGBTQIAPN+ e a importância da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva. Além das exibições, o evento contará com debates, oficinas e a aguardada Fest Cine Queer, que acontece na capital no dia 27 de fevereiro.
“O festival em Cruzeiro do Sul foi um marco, e agora chegamos a Rio Branco com uma programação extensa e impactante. Queremos que mais pessoas tenham acesso a essas histórias que emocionam, informam e transformam”, destacou Moisés Alencastro, idealizador do evento.
Entre os destaques da programação na capital acreana, estão os filmes “O Nome”, de Rose Farias; “Paloma”, dirigido por Marcelo Gomes; “Nome Sujo”, com direção de Artur Roraimana; “A Menina Atrás do Espelho”, de Iuri Moreno; e “A Alma do Deserto”, de Mónica Taboada-Tapia. As exibições acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, garantindo acessibilidade ao público interessado.
O Festival Transamazônico é um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da FEM, com financiamento pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento é uma realização da MF Alencastro, com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). A programação completa pode ser acompanhada no perfil oficial do festival no Instagram: @festivalatransamazonico.