Identificar doenças precocemente pode ser fundamental para tratamento mais efetivo e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. Pensando nisso, cientistas da universidade da Califórnia, em San Diego, nos EUA, desenvolveram um app de smartphone que permite identificar doenças e transtornos neurológicos como Alzheimer e TDAH a partir da análise dos olhos.

fonte: pixabay

O aplicativo utiliza a câmera selfie para rastrear como a pupila de uma pessoa muda de tamanho e a câmera de infravermelho frontal, muito utilizada por smartphones mais modernos para o reconhecimento facial.

De acordo com os pesquisadores em um comunicado divulgado no último dia 29, o tamanho da pupila sofre alterações quando realizados determinadas atividades e algumas alterações podem ser observadas em pacientes com TDAH e Alzheimer.

“Esperamos que isso abra as portas para novas explorações do uso de smartphones para detectar e monitorar possíveis problemas de saúde mais cedo”, disse Colin Barry, chefe do estudo, em comunicado.

Os experimentos mostraram que o app foi bem sucedido na verificação das alterações pupilares, atingido parâmetros próximos aos exames de diagnóstico de alto padrão utilizados atualmente. Com esses resultados promissores, os pesquisadores esperam que essa nova tecnologia torne mais simples a detecção dos transtornos neurológicos, e também a democratização do acesso a esse tipo de exame.

Um grupo de idosos participou da pesquisa para criação do aplicativo, que deve funcionar de maneira simples e prática, facilitando o uso de diversas pessoas.

O aplicativo ainda precisa ser desenvolvido de fato e está disponível apenas como um protótipo.

Fonte: Revista Exame e Olhar Digital e Minha Vida Saúde