Aos 16 anos, indiano surpreende ao derrotar número 1 do xadrez
Prodígio do xadrez havia se tornado mestre internacional aos 10 anos
O indiano Rameshbabu Praggnanandhaa, de apenas 16 anos, se tornou o jogador mais jovem da história a bater o número 1 do mundo no xadrez, Magnus Carlse, nesta semana.
Durante um torneio online, Rameshbabu venceu Carlsen em apenas 39 jogadas enquanto utilizava as peças pretas e rasgou elogios de jogadores e fãs da modalidade.
Anand, cinco vezes campeão mundial e aclamado como o maior jogador de xadrez que a Índia produziu, twittou: “Sempre orgulhoso de nossos talentos!”
A superestrela indiana Sachin Tendulkar também elogiou Praggnanandhaa.”Que sensação maravilhosa deve ser para Pragg. Todos os 16 anos, e ter vencido o experiente e condecorado Magnus Carlsen, e isso também enquanto jogava de preto, é mágico!”, escreveu Tendulkar no Twitter. “Os melhores votos de uma longa e bem sucedida carreira no xadrez pela frente. Você deixou a Índia orgulhosa!”
Pragg é uma sensação na modalidade em seu país. O enxadrista de 16 anos sempre alcançou cargos altos bem cedo. Com apenas 10 anos ele conseguiu se tornar um mestre internacional de xadrez. Pouco tempo depois, aos 12, ele alcançou o mais alto título da categoria, o de grão-mestre.
Via Daily Mail e CBS News