Anos depois, atletas jamaicanas recebem medalhas olímpicas
Premiação foi entregue durante cerimônia de recolocação
Por Nathália Shizuka
Atletas olímpicas jamaicanas finalmente tiveram suas conquistas reconhecidas em uma cerimônia realizada na sexta-feira (9) no Champions Park, nos Jardins do Trocadero, em Paris. Beverly McDonald, Chelsea Hammond Ross e Kaliese Spencer-Carter receberam oficialmente suas medalhas realocadas após a desqualificação de adversárias envolvidas em casos de doping, marcando o fim de uma longa espera por justiça.
McDonald, premiada por sua participação nos Jogos de Sydney 2000, teve sua medalha de bronze nos 200m femininos atualizada após a desqualificação da americana Marion Jones. Hammond Ross recebeu o bronze no salto em distância dos Jogos de Pequim 2008, após testes revelarem doping da russa Tatyana Lebedeva. Já Spencer-Carter, que competiu em Londres 2012, teve sua medalha de bronze nos 400m com barreiras reatribuída após a desqualificação de Natalya Antyukh.
A cerimônia em Paris simbolizou a recuperação da glória olímpica para essas atletas, que finalmente tiveram seus feitos reconhecidos e suas medalhas restituídas após anos de injustiças.