Por Nathália Shizuka

Atletas olímpicas jamaicanas finalmente tiveram suas conquistas reconhecidas em uma cerimônia realizada na sexta-feira (9) no Champions Park, nos Jardins do Trocadero, em Paris. Beverly McDonald, Chelsea Hammond Ross e Kaliese Spencer-Carter receberam oficialmente suas medalhas realocadas após a desqualificação de adversárias envolvidas em casos de doping, marcando o fim de uma longa espera por justiça.

McDonald, premiada por sua participação nos Jogos de Sydney 2000, teve sua medalha de bronze nos 200m femininos atualizada após a desqualificação da americana Marion Jones. Hammond Ross recebeu o bronze no salto em distância dos Jogos de Pequim 2008, após testes revelarem doping da russa Tatyana Lebedeva. Já Spencer-Carter, que competiu em Londres 2012, teve sua medalha de bronze nos 400m com barreiras reatribuída após a desqualificação de Natalya Antyukh.

A cerimônia em Paris simbolizou a recuperação da glória olímpica para essas atletas, que finalmente tiveram seus feitos reconhecidos e suas medalhas restituídas após anos de injustiças.