‘Anora’: Filme que busca desestigmatizar o trabalho sexual vence a Palma de Ouro em Cannes
Confira os destaques entre os premiados
Acabam de ser revelados os premiados do 77º Festival de Cannes, e o grande vencedor da Palma de Ouro foi “Anora”, filme do norte-americano Sean Baker, que desbancou nomes como Francis Coppola e o brasileiro Karim Aïnouz.
O longa, que mistura drama e comédia, conta a história de uma stripper que se envolver com um magnata russo. Em coletiva sobre o filme, Sean disse que tinha o objetivo de remover o estigma que envolve o trabalho sexual.
O elenco de “Anora” conta com Mikey Madison – que estrela o longa -, Mark Eidelstein, Yuriy Borisov, Vache Tovmasyan, entre outros.
Sean Baker também é diretor de filmes como “Projeto Flórida”, “Red Rocket” e “Tangerina”.
As estrelas do filme “Emília Pérez”, Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña e Selena Gomez, venceram o prêmio de Melhor Atriz/Interpretação feminina na competição principal. O reconhecimento conjunto atingiu o feito histórico de tornar a atriz Karla Sofía Gascón a primeira mulher trans premiada no evento.
Com direção de Jacques Audiard, “Emília Perez” se passa no México e fala sobre a advogada Rita, que está desperdiçando seu talento profissional fazendo parte de uma empresa de baixa qualidade. “Ao invés de servir à justiça, eles apenas encobrem os crimes cometidos. Um dia, uma proposta indispensável surge para ela: ajudar o temido chefe do cartel, Juan Del Monte, a se aposentar do seu negócio e desaparecer para sempre”, diz a sinopse.
O filme chinês “Black Dog”, de Guan Hu, venceu o prêmio de Melhor Filme da mostra “Um Certain Regard”, competição secundária do Festival de Cannes.
O longa-metragem gira em torno de Lang (Eddie Peng), um rapaz que após ser libertado da prisão retorna à sua cidade natal, no noroeste da China. Como parte de uma patrulha canina encarregada de eliminar cães abandonados antes das Olimpíadas de 2008, ele estabelece uma conexão improvável com um cachorro preto que vive nas ruas. Assim, essas duas almas solitárias embarcam juntas em uma nova jornada.
Anasuya Sengupta fez história ao se tornar a primeira indiana a ganhar o prêmio de Melhor Atriz. Ela conquistou a honraria por seu excelente desempenho no filme “The Shameless”, dirigido pelo cineasta búlgaro Konstantin Bojanov. O longa competia na mostra “Un Certain Regard”.
“The Shameless” conta a história de uma trabalhadora do sexo que foge de um bordel em Delhi depois de esfaquear um policial, retratando uma jornada convincente de sobrevivência e resiliência.
Anasuya dedicou o seu prémio à comunidade queer e a outros grupos marginalizados em todo o mundo, reconhecendo a sua luta corajosa por direitos e dignidade. No seu discurso de agradecimento, ela enfatizou que não é preciso pertencer a uma determinada comunidade para lutar pela igualdade e pela decência. As suas palavras destacaram a necessidade universal de empatia e apoio para todos os seres humanos.
Competição oficial
Palma de Ouro: “Anora,” Sean Baker
Grand Prêmio: “All We Imagine as Light,” Payal Kapadia
Direção: Miguel Gomes, “Grand Tour”
Ator: Jesse Plemons, “Kinds of Kindness”
Atriz: “Emilia Pérez”
Prêmio do Júri: “Emilia Pérez”
Prêmio Especial: Mohammad Rasoulof, “The Seed of the Sacred Fig”
Roteiro: Coralie Fargeat, “The Substance”
Outros Prêmios
Palma de Ouro (curta): “The Man Who Could Not Remain Silent,” Nebojša Slijepčević
Menção Especial (curta): “Bad for a Moment,” Daniel Soares
Golden Eye Documentary Prize: “Ernest Cole: Lost and Found” and “The Brink of Dreams”
Palma Queer: “Three Kilometers to the End of the World”
Un Certain Regard (Um Certo Olhar)
Melhor Filme: “Black Dog,” Guan Hu
Prêmio do Júri: “The Story of Souleymane,” Boris Lojkine
Direção: (ex aequo) “The Damned,” Roberto Minervini; “On Becoming a Guinea Fowl,” Rungano Nyoni
Atuação: “The Shameless,” Anasuya Sengupta; “The Story of Souleymane,” Abou Sangare
Semana da Crítica
Grande Prêmio: “Simon of the Mountain,” Federico Luis
French Touch Prize: “Blue Sun Palace,” Constance Tsang
GAN Foundation Award for Distribution: Jour2Fête, “Julie Keeps Quiet”
Louis Roederer Foundation Rising Star Award: Ricardo Teodoro, “Baby”
Leitz Cine Discovery Prize (short film): “Guil Sela,” Montsouris Park
Lista completa no site oficial do evento.