A 14ª edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 1 a 6 de outubro, no Recife. A programação gratuita e para todas as idades ocupa o Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá. O Animage está entre os mais relevantes festivais de cinema de animação da América Latina, priorizando a originalidade, autoralidade e a diversidade na programação.

O evento reúne o que há de mais expressivo e atual na animação mundial. A programação exibe produções em curtas e longas-metragens, com destaque para a Mostra Competitiva de curtas, que distribui prêmios em nove categorias. Há ainda mostras especiais de curtas e longas e atividades voltadas para o compartilhamento de conhecimento, como oficinas, masterclasses e bate-papos com realizadores nacionais e internacionais.

Nesta terça-feira (1º), na noite de abertura, será exibida a estreia latino-americana do documentário em longa-metragem “Miyazaki, L’Esprit de la Nature”, de Léo Favier, sobre o mestre da animação e diretor japonês Hayao Miyazaki. A sessão será na histórica sala do Teatro do Parque.

A seleção de longas-metragens é um dos destaques do Animage e este ano inclui cinco obras. Serão exibidos também, o clássico da animação japonesa “Akira”, do diretor Katsuhiro Ôtomo, com versão restaurada em 4k, “El Sueño de la Sultana”, aclamada produção espanhola de Isabel Herguera. O festival traz outras duas estreias marcantes no Brasil: de “Boys Go to Jupiter” do experiente animador americano Julian Glander, e “Four Souls of Coyote”, longa premiado do húngaro Áron Gauder.

As mostras especiais deste ano apresentam temas inéditos, como a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. Juntam-se às já consagradas Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica, além do retorno da Mostra Parque, que volta a oferecer sessões ao ar livre, em espaços públicos e periféricos da cidade.

“O Animage é um convite para uma oportunidade única de vivenciar a arte da animação em sua forma plena, com todos os detalhes evidenciados pela tela grande e realçados pelo som em potência máxima. Em nosso atual contexto social, sair de casa e encontrar pessoas para ver filmes no cinema é um passeio cada vez mais importante.”, comenta o curador geral do festival, Júlio Cavani.

A pluralidade do festival também é evidenciada pela curadoria. Além do responsável geral, Júlio Cavani, a 14ª edição traz um time de curadoras e curadores que participaram das escolhas das mostras especiais e na seleção da Competitiva: Fernando Galrito (Portugal), Nara Aragão (PE), Kalor (PE), Ivette Ávila Martín (Cuba), Camila Monart (PE), Felipe Soares (PE), Pâmela Peregrino (RJ) e Radhi Meron (SP).

Atividades

Todas as atividades formativas são abertas ao público geral. Os bate-papos e a Masterclass tem entrada livre, já as oficinas é necessário inscrição online. Ministrada pelo português Fernando Galrito, a Masterclass “Animação, Arte Total” vai abordar os 100 anos da animação portuguesa e a sua trajetória pessoal no mundo da animação. Acontece no Cinema da Fundação/Derby, dia 2 de outubro. A ação tem o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

Os bate-papos reúnem os realizadores convidados desta edição, para uma troca direta com o público sobre temas variados, trajetórias pessoais e fomento para o setor. Conheça as três abordagens nesta edição: “Animação Africana e da Diáspora”, com Catapreta, Pâmela Peregrino e Kalor. “Como Me Tornei um Profissional da Animação”, com Camila Kater, Carlon Hardt, Chia Beloto, Eduardo Padrão e Radhi Meron. “Fomento Para o Cinema de Animação no Brasil”, com Adriana Pinto (ABCA), Camila Bandeira (ADEPE), Luciana Campelo (FCCR) e Nara Aragão.

Esta edição oferece três oficinas, que acontecem na Fundação Joaquim Nabuco para todos os públicos. “Narrativas Outras – do desenvolvimento ao roteiro” será ministrada pela nossa curadora Kalor e “Animando Pinceladas”, ministrada pelo diretor de animação Daniel Bruson, acontecem entre os dias 1º a 4 de outubro. A oficina “Animação Em Ação” será ministrada, entre os dias 2 a 4 de outubro, por Andreas Hykade, premiado diretor alemão, convidado especial desta edição. A ação tem o apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha.

Todos os destalhes sobre a programação do Animage 2024 e suas atividades formativas podem ser encontrados no site oficial do evento.