O Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife, é o palco da quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, que começou nesta quinta, dia 21 de setembro, e vai até o dia 23. O evento, que é gratuito (ingressos já disponíveis via Sympla), propõe o debate sobre o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade brasileira a partir da relação com as diversas formas de arte e cultura, numa perspectiva popular. Serão colocadas em discussão as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, literatura, teatro, música, artes visuais e cinema, tendo a diversidade de territórios e de saberes como premissa.

Idealizado pelo Instituto FALA!, o principal objetivo do Festival FALA! é criar um ambiente de reflexão em torno do papel do jornalismo independente e da comunicação popular como ferramentas de promoção de uma democracia plena, além de debater sobre a importância da cultura, da identidade e das diferentes linguagens e expressões artísticas no fazer jornalístico, estimulando a formação de uma rede de mídias alternativas que promova um debate amplo e permanente sobre os grandes temas do país e do continente na atualidade, trabalhando em conjunto na proteção dos profissionais da imprensa independente.

“O Festival FALA! tem se tornado cada vez mais uma referência para comunicadores de causas. É um espaço seguro onde se abarca a pluralidade e a responsabilidade social, além do compromisso com a democracia. São diversas vozes que ecoam e se unem em prol da comunicação, da cultura e do jornalismo de causas, em busca de um impacto positivo na sociedade”, comenta Rosenildo Ferreira, fundador do site de notícias 1 Papo Reto e correalizador do Festival FALA!.

Durante os três dias, a programação do FALA! Contará com uma série de oficinas, performances artísticas, mesas de debates e rodas de conversa que discutirão temas como a relação entre jornalismo e poesia, comunicação e ancestralidade, educação midiática para combate ao discurso de ódio, território como meio e mensagem da comunicação posicionada, o jornalismo de causas e a cobertura de política, economia e justiça. Dentre os assuntos a serem trabalhados continuam, sustentabilidade das organizações, mudanças climáticas, racismo estrutural e ambiental, direito à cidade, genocídio preto, indígena e periférico, e acessibilidade.

Durante o Festival, também serão apresentados ao público os trabalhos de reportagem e produção audiovisual dos quatro coletivos de comunicação de Salvador e região metropolitana – A Voz do Axé, Entre Becos, Kalifa LXXI e Raízes BA – selecionados por meio do edital anunciado no final da última edição, em 2022, na capital baiana.

Os conteúdos serão gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube do Instituto FALA!.

Serviço:

FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo e Causas
Local: Centro Cultural Cais do Sertão
Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife, PE, 50030-150
Data: 21 a 23 de setembro
Inscrições gratuitas pelo Sympla
Mais informações e programação completa em: Site do FALA!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos