Amor em Paris: conheça os casais Paralímpicos
Os casais que encontraram amor para além do esporte e competem nas Paralimpíadas.
Por Amanda Tung, para Cobertura Colaborativa #NECParis2024
Durante os mais diversos eventos esportivos pelo mundo é muito comum vermos casais, seja torcendo um pelo outro ou competindo juntos. Não seria diferente durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, logo na cidade do amor e do romance.
Conheça os casais paralímpicos que competem nesta edição das Paralimpíadas:
Edwarda Oliveira e Rogério Oliveira
Juntos desde 2018, o casal compartilha mais do que o mesmo sobrenome, foram campeões nos Jogos Para-PanAmericanos, no badmínton em duplas mistas, na classe SL3-SU5. Nas Paralímpiadas, o casal não conseguiu se classificar juntos no badmínton. Mas Rogério competiu no individual masculino do badmínton SL4 e Duda continua competindo pelo Brasil no vôlei sentado. Após a partida contra o francês Lucas Manzur, Rogério fez um pedido de casamento a Duda, que estava torcendo por ele.
Luiza Fiorese e Gabriel dos Santos
Luiza Fiorese, medalhista paralímpica em Tóquio, faz parte da seleção brasileira feminina de vôlei sentado e namora o atleta Gabriel dos Santos. Gabriel, disputou as Olimpíadas no revezamento 4x100m masculino e é atleta-guia de Jerusa Geber dos Santos, atual campeã paralímpica dos 100m T11 no atletismo. Luiza disse que se interessou por Gabriel ao ver a foto dele na convocação do Mundial de atletismo paralímpico.
Robyn Love e Laurie Williams
Robyn viu Laurie pela primeira vez competindo pela Grã-Bretanha nas Paralímpiadas de Londres, em 2012, pela televisão. As duas só se conheceram dois anos depois e competiram o primeiro Jogos Paralímpicos juntas, em 2016, no Rio de Janeiro, já são três Paralímpiadas juntas. As jogadoras de basquete com cadeira de rodas, tiveram uma filha em abril de 2023, a Alba.
Hannah Cockroft e Nathan Maguire
Os dois britânicos se viram pela primeira vez em 2012, mas só se aproximaram nas Paralímpiadas de 2016. Ambos competem provas de corrida com cadeiras de rodas. Hannah conquistou a medalha de ouro nos 100m T34. O casal britânico está com o casamento marcado para cerca de três depois das Paralímpiadas.
Christiana Alabi e Kayode Alabi
O casal de mesatenista nigeriano, se conheceu nas seletivas nacionais da Nigéria de 2017, em Laos, quando Christiana pediu uma orientação sobre o seu jogo para Kayobe. Em 2019 o casal começou a treinar junto e em 2022 os mesatenistas se casaram.
Nathalie Filomena e Daniel Yoshizawa
Daniel e Nathalie Filomena se conheceram em 2009, quando ele ingressou na modalidade de Voleibol Sentado, enquanto ela já havia iniciado sua trajetória no esporte em 2006. Desde o Eles começaram a namorar em 2012 e, desde então, vêm construindo juntos uma história de amor e companheirismo, sempre unidos pelo esporte. Agora, estão prestes a dar um passo importante em suas vidas: o casamento se aproxima. A paixão pelo vôlei sentado não apenas os uniu, mas também os ajudou a crescer como casal.