Além das Copas: Brasil seguirá buscando glórias em 2023 em quadras, gramados e futebol de cegos
A equipe canarinho seguirá disputando títulos relevantes até o final deste ano, inclusive brigando por um hexacampeonato
Por Cristina Dominghini Possamai
As duas principais Copas do Mundo de futebol já chegaram ao fim. Mas, a equipe canarinho seguirá disputando títulos relevantes até o final deste ano, inclusive brigando pelo hexacampeonato!
Com duas eliminações amargas nas Copas do Mundo de seleções principais nos últimos meses, a esperança brasileira volta a ser depositada em nossos futuros talentos. As seleções de base masculina e feminina possuem competições ainda em 2023 e já podem indicar novos caminhos e nomes visando os Mundiais de 2026 e 2027, respectivamente.
Seleção Feminina Sub-18/19 na Liga de Desenvolvimento CONMEBOL
A técnica Simone Jatobá convocou a Seleção Feminina Sub-18/19 para a Liga de Desenvolvimento CONMEBOL da categoria. A competição acontecerá entre os dias 17 e 24 de setembro, em Colonia, no Uruguai.
A competição contará com as seleções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As equipes serão divididas em dois grupos, que ainda serão definidos pela CONMEBOL.
https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1692629169673560319
Seleção Pré-Olímpica com amistosos e Pan-Americano
O técnico da Seleção Pré-Olímpica, Ramon Menezes, convocou 22 jogadores para dois amistosos em setembro. Os dois jogos serão contra a Seleção Sub-23 do Marrocos, ambos na cidade de Fes, no país africano. O primeiro, no dia 7. O outro, no dia 11.
A equipe marroquina é a atual campeã da Copa das Nações Africanas e já está classificada para as Olimpíadas em Paris, no ano que vem. Esses eventos representam uma etapa de preparação para o Pan-Americano, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro, e visa também ao Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro de 2024, na Venezuela.
A lista completa pode ser acessada aqui, mas se destacam nomes relevantes como dos goleiros Gabriel Grando (Grêmio) e Matheus Cunha (Flamengo), zagueiros Vitão (Internacional) e Robert Renan (Zenit), volantes João Gomes (Wolverhampton), Andrey (Chelsea) e Danilo (Nottingham Forest) e os atacantes Marcos Leonardo (Santos) e Vitor Roque (Athletico).
Pré-Olímpica! ✍️✅
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) August 18, 2023
Nesta sexta-feira (18), também foi dia de convocação da Seleção Pré-Olímpica Masculina.
O treinador Ramon Menezes anunciou os convocados para os dois amistosos contra a seleção sub-23 de Marrocos, nos dias 7 e 11 de setembro, na cidade de Fes, no país… pic.twitter.com/JFhetv6P1e
Sul-Americano de Futsal Sub-20
A base masculina de futsal também entrará em quadra pelo título do Sul-Americano Sub-20 na Venezuela entre os dias 9 e 17 de setembro. O técnico Vanildo Neto já divulgou os nomes dos atletas que representarão o Brasil na competição.
Para preparação, a equipe ficará concentrada em Paranaguá, no Paraná, do dia 2 ao dia 6 de setembro e, em seguida, embarca para a Venezuela. A equipe já se consagrou campeã do Sul-Americano Sub-20 sete vezes, e vai com força total em busca do oitavo título.
Copa América de Futsal Feminino 2023
A seleção principal feminina também foi definida para a Copa América de Futsal Feminino 2023. A competição será disputada em Buenos Aires, na Argentina, e terá início no dia 24 de setembro.
Entre o dia 16 ao dia 22 de setembro, a equipe se concentra em Gramado, no Rio Grande do Sul, de onde sairão diretamente para Buenos Aires. A convocação final pode ser conferida aqui.
Copa das Nações de Futsal Masculino
O técnico Marquinhos Xavier comandará a seleção de futsal principal na Copa das Nações de Futsal Masculino, promovida pela CBF e a Prefeitura de Sorocaba. Brasil, Irã, Paraguai, Japão, Colômbia e Arábia Saudita são as seleções participantes de um dos principais torneios internacionais da modalidade.
A equipe faz sua estreia no dia 13 de setembro contra o Japão. No dia 14 de setembro enfrenta a Arábia Saudita. Caso a Canarinho fique em primeiro ou segundo lugar do grupo, avança para a semifinal, que será disputada no dia 16 de setembro. O título será decidido no dia seguinte.
Todos os jogos do Brasil e as semifinais terão transmissão ao vivo do SporTV, além da grande final, que será transmitida ao vivo na TV Globo. Os demais jogos serão transmitidos ao vivo no canal do Youtube da CBF Futsal.
Copa do Mundo de futebol de cegos e a chance do hexacampeonato
Quem disse que o Brasil não pode ser campeão, ou melhor, hexacampeão mundial neste ano? A seleção brasileira está disputando a Copa do Mundo 2023 de futebol de cegos, torneio que está integrado na programação dos Jogos Mundiais, em Birmingham, na Inglaterra.
O Brasil é o atual tricampeão consecutivo e maior campeão do torneio, com cinco títulos (1998, 2000, 2010, 2014 e 2018). Buscará o hexa contra: Alemanha, Argentina, China, Colômbia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irã, Itália, Japão, Mali, Marrocos, México, Tailândia e Turquia. A competição já está rolando e se estende até o dia 25 de agosto.
A Seleção Brasileira também briga pela vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os três primeiros colocados do Mundial estarão automaticamente classificados para o megaevento na capital francesa.
O país é o único que venceu todas as edições – o futebol de cegos faz parte do cronograma dos Jogos Paralímpicos desde Atenas 2004. A outra possibilidade de garantir a vaga é pelos Jogos Parapan-Americanos, que será disputado em novembro, no Chile. Neste caso, somente o campeão garante vaga.
Dois jogos, duas vitórias
O próximo compromisso do Brasil no Mundial em Birmingham será no domingo, 20, às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da IBSA no YouTube, contra o México, o lanterna do grupo, com duas derrotas em dois jogos.
A seleção brasileira já tem seis pontos, com uma vitória sobre o Irã, na estreia, na quarta-feira, 16, também por 1 a 0. Nesta sexta-feira, 18, os brasileiros venceram os marroquinos novamente pelo placar de 1 à 0. A fase de quartas de final começará na próxima terça-feira, 22.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Futebol.
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube