Acusado de assédio sexual e misoginia, blogueiro gastronômico Jota Bê recua de processo
Crítico gastronômico havia entrado na Justiça contra a chef Bel Coelho, mas desistiu após saber que havia uma declaração de uma vítima que relatava, com detalhes, assédios que havia sofrido quando trabalhou com ele Com informações de Alexa Salomão e Marília Miragaia para a Folha de São Paulo. Julio Bernardo, o blogueiro conhecido como JB […]
Crítico gastronômico havia entrado na Justiça contra a chef Bel Coelho, mas desistiu após saber que havia uma declaração de uma vítima que relatava, com detalhes, assédios que havia sofrido quando trabalhou com ele
Com informações de Alexa Salomão e Marília Miragaia para a Folha de São Paulo.
Julio Bernardo, o blogueiro conhecido como JB decidiu processar a chef Bel Coelho, apesar de ter sido misógino com a chef e com outras mulheres do universo da gastronomia. JB não compareceu a primeira audiência, que aconteceria no dia 3 de junho. Acontece que o caso é um pouco mais antigo e começa com outro envolvimento de JB com a Justiça.
O chef Alex Atala processou JB por injúria e difamação por ter sido falsamente acusado de assédio sexual. Alex ganhou esse processo. JB publicou em seu blog em 2020 um texto anônimo de uma ex-funcionária de um restaurante cujo chefe não foi identificado, mas que deixava claro que falava sobre Atala.
Alex conta que conheceu JB quando o blogueiro fez uma crítica ao seu restaurante, o D.O.M, alegando ter sido maltratado pela equipe. Depois disso, as críticas passaram a ser pessoais, pouco falavam sobre comida ou trabalho, mas sobre o chef. Ao começar o trabalho do boteco virtual, Julio adotou o nome JB e criticou de tudo um pouco.
Depois de não conseguir comprovar as acusações, JB aceitou um acordo com o Ministério Público e o processo se encerrou.
Quando este acordo se torna público em 2021, Bel conta que já havia se sentido atacada antes por JB. E ao comentar que ficava feliz por não ter como aliado um cara que assedia moralmente mulheres e a persegue por anos digitalmente, JB entrou na justiça contra Bel.
JB já foi apontado por outras mulheres também como misógino, como a jornalista de gastronomia Ailin Aleixo, chamada de “Ailin Desleixo” em postagens do blogueiro. Além dela, uma mulher que não quis se identificar, relatou à Folha de São Paulo ter sofrido assédio sexual em um bar onde ela trabalhou e JB era consultor.
Em postagem em suas redes, Bel Coelho conta sobre a audiência em que JB não apareceu e reforça a misoginia dos ataques contra ela e outras mulheres “Assim como eu, outras mulheres foram vítimas do recalque desse sujeito que ninguém sabe bem ao certo o que faz profissionalmente e o que produz para o segmento gastronômico, além de ódio e intriga. Foram anos de investidas diretas ou indiretas que chegam ao fim, assim espero, depois de uma audiência que não aconteceu porque o próprio não compareceu.”
Ver essa foto no Instagram
Bel mostra também outros textos do blogueiro em que retrata mulheres como objetos, como num caso em que conta sobre uma mulher que conheceu na internet e convidou para um show. E desmerece a chef, colocando que não seria boa cozinheira por usar maquiagem na cozinha.