Abolicionista, antiproibicionista e cristã, Dona Tereza busca vaga na ALMG
Uma liderança dos movimentos de direitos humanos, Dona Tereza disputa vaga para representar familiares de pessoas privadas de liberdade
Uma liderança dos movimentos de direitos humanos e grande referência no debate sobre guerra às drogas em Minas Gerais disputa vaga para representar familiares de pessoas privadas de liberdade
Com vídeos que viralizaram nas redes, dona Tereza levanta a pauta da legalização das drogas e do antiproibicionismo. Candidata à deputada estadual pelo PT, luta contra o encarceramento em massa da população negra e por direitos humanos.
“A gente não vai mais aceitar que o único direito que o Estado possa oferecer pra população jovem, negra e periférica seja o braço armado. Das políticas públicas que existem, a única que a periferia conhece e conhece bem é o braço armando do Estado.”
Em 2007 seu filho foi privado de liberdade e quando ela tentou visita-lo, relata ter sido muito maltratada. A partir daí começou a buscar seus direitos. “Até então familiar de pessoa presa não tinha voz e não era ouvido em lugar nenhum do Estado”.
Dona Tereza conta que os direitos das pessoas encarceradas, bem como de seus familiares, são parcos e ainda alvo de cortes pelos governos. Ela denuncia que o atual governo ainda conseguiu piorar a situação. “As pessoas que estão presas hoje perderam o direito à água pra beber. A gente chegou ao absurdo das pessoas terem água apenas durante 10 minutos no dia”
Ela defende ainda a importância do investimento na educação como forma de impedir que jovens vão parar no cárcere e como instrumento para mudar a realidade de opressões nas periferias do Brasil.
Campanha de Mulher
Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.
A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.
Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:
▪️ Instagram – instagram.com/donatereza__
▪️ Facebook – facebook.com/donaterezaa
▪️ Twitter – twitter.com/donatereza_
Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:
▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher