Rio Sena será palco da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, e cerca de 326 mil pessoas assistirão ao desfile de 180 barcos. Entre os torcedores presentes no evento de 26 de julho, 222 mil não precisarão pagar ingressos. As informações foram divulgadas por Gérald Darmanin, ministro do interior da França, e Marc Guillaume, prefeito da região de Île-de-France.

Os torcedores com bilhetes gratuitos ficarão em assentos mais altos das arquibancadas, enquanto os pagantes estarão em cadeiras mais baixas ou instaladas em pontes. As autoridades ainda projetam que aproximadamente 200 mil pessoas conseguirão ver a cerimônia em prédios próximos ao Rio Sena.

Dos 180 barcos usados no desfile, 94 levarão as delegações dos países. Outros 86 terão a missão de garantir a segurança do evento, além de estarem a postos para eventuais problemas técnicos em embarcações.

Por questões de segurança, o espaço aéreo será fechado em um raio de 150 quilômetros ao redor de Paris, durante a cerimônia de abertura. Apesar das medidas de precaução, Darmanin garantiu que, no momento, não há relatos de ameaças às Olimpíadas de Paris.

O desfile fluvial é um conceito inovador para cerimônias olímpicas, que costumam acontecer dentro de instalações esportivas. A rota no Sena começará em Pont d’Austerlitz e irá até Pont d’Iéna, passando ao lado de pontos turísticos, como a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e a Place de la Concorde. Ao longo do trajeto, haverá intervenções artísticas.

Texto com informações do GE.