A origem de “Matildas”, apelido pelo qual a seleção feminina da Austrália é conhecida
Nesta Copa do Mundo, muito se escuta sobre as “Matildas”, mas você sabe de onde surgiu esse apelido?
Nesta Copa do Mundo, muito se escuta sobre as “Matildas”, mas você sabe de onde surgiu esse apelido?
Por Letícia Reis
Nesta Copa do Mundo, muito se escuta sobre as “Matildas”, apelido pelo qual é conhecida a seleção australiana, mas você sabe de onde surgiu esse nome?Tudo começa no Mundial de 1995, quando a emissora australiana, SBS, faz uma votação popular para saber o apelido que se daria à equipe feminina. A seleção masculina já tinha o seu desde 1967: “socceroos” veio de um trocadilho que junta “soccer” (futebol, em inglês) e “kangaroo” (canguru, em inglês).
Na época, as opções eram Matildas, Soccertoos, Lorikeets, Waratahs e Blue Flyers. “Matildas”, obviamente, foi o apelido vencedor e há várias razões que podem explicar isso. Uma delas é que o nome já tinha sido dado, antes, ao mascote canguru, em 1982, nos Jogos da Commonwealth.
Outro motivo explica a escolha vem da música “Waltzing Matilda”, de Banjo Paterson, que era considerada um hino (não oficial) da Austrália. A música conta a história de um viajante que anda com uma mochila conhecida por “Matilda”. E, por último, a terceira razão, segundo o próprio ex-dirigente da AWSA (precursora da Federação de Futebol da Austrália), Peter Hugg, foi a popularidade do livro Matilda, de Roald Dahl, naquele ano, no país. O livro fala sobre uma menina com poderes mágicos.
O apelido pegou e, hoje, a seleção da casa é conhecida por Matildas no mundo todo. A equipe, que quase ficou de fora das oitavas da Copa do Mundo, conseguiu se salvar, na última rodada da fase de grupos, ganhando por 4 a 0 e eliminando o Canadá, campeão olímpico. As Matildas seguem, portanto, vivas na competição.
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube